Gaspar já testou mais de 370 pessoas para COVID-19

 

 

 

    Gaspar segue atendendo pacientes com sintomas respiratórios e gripais diariamente em suas unidades de saúde. Além disso, a cidade também registra casos de moradores que procuram atendimento particular em outros municípios. Ao todos, Gaspar já registrou 387 testes realizados em moradores da cidade. Destes, 332 foram descartados, 41 confirmados e 7 aguardam resultado. Gaspar vem testando 24% mais pessoas que a média estadual.

   O Covid-19 é uma doença provocada por um vírus que causa infecção respiratória. A gravidade da doença varia entre os pacientes, podendo apresentar nenhum sintoma ou problemas graves, levando, inclusive, a óbito. Quando o paciente procura o sistema de saúde pública, uma série de procedimentos e protocolos é aplicada. Para cada situação há um encaminhamento específico, desde a consulta, a necessidade de um exame laboratorial ou internação.

   Os pacientes que procuram a Unidade de Saúde do Centro, que é o Centro de Triagem do Covid-19 em Gaspar, são avaliados por uma equipe técnica. É aferida a temperatura e a oxigenação e são verificados os sintomas e a data de início dos mesmos. Com base nessa avaliação inicial, o médico e a Vigilância em Saúde encaminham para isolamento domiciliar, atendimento hospitalar, coleta de exame, entre outros.

   Para pacientes com sintomas considerados leves (coriza, dor de cabeça, tosse, dor de garganta) e que não pertencem ao grupo de risco, é recomendado o isolamento por 7 dias. Caso a pessoa seja do grupo de risco e apresente esses mesmos sintomas ou/e febre é feita a coleta para o exame PCR e recomendado o isolamento de 14 dias. Em todos os casos, a mesma recomendação de isolamento feita ao paciente é estendida às pessoas que vivem na mesma casa e que tenham contato direto, bem como é orientado o monitoramento dos sintomas e checagem de temperatura.

   Pacientes que apresentam saturação (oxigenação) igual ou menor a 94% são encaminhados ao Hospital de Gaspar para realizar a gasometria. Se confirmada a saturação menor ou igual a 94% o paciente é encaminhado para tomografia (se necessário) e é feita a coleta do PCR. Com base no resultado dos exames e nos sintomas, a equipe médica encaminha para internação ou solicitação de leito de UTI para a regulação.

   “É importante esclarecer à população que, quem define se é necessário ou não fazer o teste é o médico. O resultado do exame não muda o tratamento. As recomendações devem ser seguidas, independente de ter o resultado ou não”, reforça o secretário interino de Saúde, Carlos Roberto Pereira. Ele ainda salienta que a Prefeitura busca adquirir mais exames para aumentar o índice de testes.

 

Testes Rápidos

   Os testes rápidos adquiridos pela Prefeitura de Gaspar são exames de triagem, que são feitos apenas a partir do 10° dia do surgimento dos sintomas. Se o exame for positivo para IgM a recomendação é o isolamento por 14 dias. Se for positivo para IgG significa que a pessoa está imune e pode retornar ao trabalho.

   Em Gaspar, os testes rápidos adquiridos pela Secretaria de Saúde foram feitos em profissionais de saúde e colaboradores dos serviços essenciais que apresentaram sintomas. No caso do resultado negativo, os profissionais de saúde fazem o acompanhamento diário conforme a planilha de sintomas (febre maior que 37,8 aferida, tosse, mialgia, cefaleia, dor de garganta). Caso iniciem os sintomas o profissional deve fazer a coleta para o exame PCR e seguir para isolamento.