Ministério da Saúde prorroga fim da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza
Prevista para terminar na próxima sexta-feira, dia 5, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza foi prorrogada até o dia 30 de junho pelo Ministério da Saúde. Em nota enviada a Vigilância Epidemiológica do município, o Ministério da Saúde, a iniciativa é válida para que os municípios que ainda não atingiram a meta de vacinar ao menos 90% dos grupos prioritários, que é o caso de Gaspar.
“O Ministério da Saúde preconiza que pelo menos 90% das pessoas em todos os grupos prioritários sejam imunizados. Em Gaspar, atingimos a meta apenas no primeiro grupo, compostos pelos idosos e profissionais de saúde, com 128,15% e 134,88% vacinados respectivamente. Com a prorrogação da campanha esperamos alcançar os grupos prioritários convocados na segunda e terceira fase desta Campanha”, explica a diretora de Vigilâncias em Saúde Jicéli Petró. Das crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, 45,33% foram vacinados. Das gestantes, 52,25%. Puérperas, 64,71% e adultos de 55 a 59 anos, 29,52%. Totalizando 78,54%.
Com a prorrogação da campanha, o Ministério da Saúde recomenda que as doses existentes nos municípios devem continuar sendo destinadas aos grupos prioritários já elencados. São eles: pessoas de 60 anos e mais de idade, trabalhadores da saúde, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, motorista e cobrador de transporte coletivo, portuários, povos indígenas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes, puérperas até 45 dias, adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas.
Para o Secretário interino de Saúde Roberto Pereira, a prorrogação do prazo para o fim da campanha é uma oportunidade para que as pessoas que foram contempladas nos grupos prioritários e não procuraram a sua unidade de saúde para a vacinação sejam vacinadas. “Levando em consideração a situação que o país enfrenta com a pandemia de coronavírus, é de vital importância que as pessoas se imunizem. Saliento que a vacina não protege contra o Covid-19, mas ajuda no diagnóstico, já que os sintomas das duas doenças são parecidos”, explica.
Em Gaspar, as doses do imuno estarão disponíveis nas unidades de saúde que possuem sala de vacina durante os dias úteis da Campanha. Essas unidades são ESF Barracão, ESF Poço Grande, ESF Santa Terezinha, ESF Sete de Setembro, ESF Coloninha, ESF Gaspar Grande, ESF Gasparinho Quadro, ESF Figueira, ESF Bela Vista, ESF Margem Esquerda I, ESF Margem Esquerda II, ESF Lagoa e ESF Belchior, e atenderão das 8h às 12h e das 13h às 16h30. Os moradores da região do bairro Centro devem procurar a Policlínica Municipal, no setor das especialidades, no terceiro piso, para a imunização. A apresentação da caderneta de vacinação é obrigatória.
Mais informações: Secretaria de Saúde – 3703.3700