Imunização contra meningite está disponível nas salas de vacina públicas de Gaspar
A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, informa que já está disponível nas unidades de saúde de Gaspar a vacina meningocócica ACWY, que protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y. Antes encontrada somente na rede privada, a vacina agora foi incluída no calendário de vacinação do Sistema Único de Saúde, sendo disponibilizada gratuitamente na rede pública.
A proposta é começar a aplicação da vacina pelos adolescentes entre 11 e 12 anos 11 meses e 29 dias de idade, já que os adolescentes são o grupo mais suscetível a transmissão. De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, atualmente, a estimativa populacional no Estado nesta faixa etária é de 212 mil jovens. A meta é vacinar, ao menos, 80% deste total e ir aumentando a oferta a outros grupos gradualmente.
Em nota enviada à Vigilância Epidemiológica do Município, o Ministério da Saúde enfatiza que a doença meningocócica está associada a altas taxas de letalidade e sequelas de longo prazo entre os sobreviventes, incluindo complicações neurológicas, perda de membros, perda auditiva e paralisia. A bactéria causadora da doença é classificada em 12 sorogrupos. Sendo que, no Brasil, os principais são: B, C, W e Y.
O SUS já oferecia imunização contra o sorotipo C, através da vacina meningocócica C. As doses eram aplicadas em bebês aos três e cinco meses, com reforço aos 12 meses; e também nos adolescentes. Agora, com a oferta desta nova vacina na rede pública, os jovens tomam somente a ACWY. Para os bebês, no momento, não há alteração.
Onde vacinar
Para receber a vacina meningocócica ACWY, os adolescentes podem procurar a sua Unidade de Saúde munidos de cartão de vacina e acompanhados por um responsável.
Em Gaspar, as doses estão disponíveis nas unidades de saúde que possuem sala de vacina. Essas unidades são ESF Barracão, ESF Poço Grande, ESF Santa Terezinha, ESF Sete de Setembro, ESF Coloninha, ESF Gaspar Grande, ESF Gasparinho Quadro, ESF Figueira, ESF Bela Vista, ESF Margem Esquerda I, ESF Margem Esquerda II, ESF Lagoa e ESF Belchior, e atenderão das 8h às 12h e das 13h às 16h30.
Os moradores da região do bairro Centro devem procurar a Policlínica Municipal, no setor das especialidades, no terceiro piso, para a imunização. A apresentação da caderneta de vacinação é obrigatória.
Doença Meningocócica
Informações Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina – DIVE
O que é?
A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. É uma doença contagiosa que pode ser causada por vírus, bactérias, fungos, entre outros agentes infecciosos. Também pode ser causada por agentes químicos, como medicamentos.
Sintomas
Os principais sinais e sintomas são: febre alta que começa abruptamente, dor de cabeça intensa e contínua, vômito, náuseas, rigidez de nuca e manchas vermelhas ou arroxeadas na pele ou mesmo hematomas. Em crianças menores de um ano de idade, esses sintomas podem não ser tão evidentes e os pais ou responsáveis devem atentar para a presença de moleira tensa ou elevada, irritabilidade, inquietação com choro agudo e persistente e rigidez corporal com ou sem convulsões.
Transmissão
Nem toda meningite é transmissível, mas dentre astransmissíveis, o contágio se dá, geralmente, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. Por isso, os casos da doença costumam aumentar nos meses de frio. Tosse, espirro, beijo e compartilhamento de itens pessoais podem transmitir as meningites. Nas meningites virais, também tem papel importante a transmissão fecal-oral – quando o vírus é eliminado nas fezes de um paciente, contamina a água ou alimentos, e pode entrar em contato com outra pessoa através das mãos.
Prevenção
Há diversas formas de prevenção. Entre elas: manter os ambientes bem ventilados e, se possível, ensolarados, principalmente salas de aula, quartos, locais de trabalho e transporte coletivo; lavar as mãos frequentemente com água e sabão; manter rigorosa higiene com pratos, talheres, mamadeiras e chupetas; e evitar aglomerações. Além disso, é de extrema importância manter a carteira de vacinação em dia.
Mais informações: Secretaria de Saúde – 3703.3700