Professoras da EEB Zenaide Schmitt Costa realizam projeto de pintura em barricas de papelão
Transformar barricas de papelão em desuso em uma peça de arte para ser utilizada como lixeiros, foi a solução encontrada pela Escola de Educação Básica Zenaide Schmitt Costa. A professora de artesanato Daiane Jaqueline Simão e a auxiliar de direção, Rosana Reinert Nicoletti, transformaram 25 barricas em lixeiras que colorem os corredores da escola.
O material foi doado por uma estamparia do próprio bairro. A princípio a pintura das lixeiras seria realizada por alunos, porém, devido à pandemia do novo coronavírus, as professoras adaptaram o projeto e executaram a pintura nas barricas. Cada barrica teve a releitura de obras de artistas catarinense, como Luciano Martins e Gustavo Rosa.
Além de transformar o cenário da escola e incentivar a comunidade escolar a ter mais consciência ambiental, o projeto coloca em prática o a utilização da importância dos princípios “3R’s”, que são reutilizar, reciclar e reduzir.
Além dos lixeiros transformados as professoras pretendem realizar um projeto para a pintura personalizada da escola. Desta vez, a pintura será produzida com a ajuda dos alunos, mas será possível após o retorno das aulas presenciais.