Gaspar continua fiscalização de medidas contra Covid-19 nesta sexta-feira (19)

A Prefeitura de Gaspar, por meio do Sistema de Comando em Operações, realiza constantes fiscalizações para a averiguação do cumprimento das medidas contra a Covid-19 em estabelecimentos do município. Nesta sexta-feira, dia 19, foi realizada vistoria com equipes técnicas da administração pública e voluntários da Defesa Civil em parceria com as Polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros que fiscalizaram 10 estabelecimentos, notificando aqueles que não cumpriram as normas prescritas. Ao todo, foram notificados seis estabelecimentos com pendências, outros quatro estavam seguindo as medidas. Desde abril, mais de 500 vistorias foram realizadas.

As ações são realizadas com a intenção de enfatizar a necessidade de seguir as medidas para garantir a saúde e segurança da população, evitando um novo fechamento por determinação do Governo do Estado. Ao todo, entre abril e junho, foram realizadas 595 vistorias, 457 delas para controle. Deste total, 344 estão em caráter satisfatório, quando cumprem as medidas ou se adéquam a elas, outros 158 locais estão pendentes e precisam se adequar as necessidades. Durante os meses, foram registradas 47 denúncias.

A flexibilização do isolamento social por parte do Estado nas últimas semanas determinou uma série de medidas condicionantes para a abertura de comércios, supermercados, restaurantes e outras atividades. Para o superintendente da Defesa Civil, Evandro de Mello Amaral, a maioria está ciente das responsabilidades, mas é necessária a adaptação das pessoas quanto as medidas. “O controle ainda é deficitário em alguns lugares, por isso, além de reforçar as orientações e recomendações, estamos solicitando que informem as pessoas responsáveis por aplicar e controlar cada determinação”, explica Evandro.

Os estabelecimentos devem saber qual a capacidade total do espaço e limitar em 50% a lotação. Ter o controle de aglomerações e o espaço entre as mesas precisa ser controlado pelos restaurantes, bares e tabacarias. Além disso, a disponibilização de álcool em gel e o uso correto da máscara são itens obrigatórios.

Arquivos