Semed oferece suporte emocional online aos professores durante a pandemia

As mudanças trazidas pela Covid-19 foram sentidas em distintas áreas de trabalho, entre elas, na educação. Com a pandemia, o ensino presencial foi suspenso, e professores começaram a criar novas formas de aprendizado e se apropriar de recursos tecnológicos antes não utilizados. Por esse motivo, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação preparou ações de acolhimento junto com psicólogos para os profissionais da rede municipal de ensino.

Uma das iniciativas é a ‘Roda de Conversa: A saúde mental em tempos de pandemia’ que foi desenvolvida com o objetivo de pensar no lado humano dos professores da rede municipal de ensino de Gaspar. A ação foi pensada como uma forma de preparar a saúde mental desses profissionais, a fim de oferecer suporte emocional para o momento de isolamento social, em razão da pandemia da Covid-19.

O encontro acontece virtualmente via aplicativos de reunião online, a participação do profissional é opcional e cada roda de conversa é dividida de acordo com a área de ensino de cada profissional. No encontro online, os profissionais poderão compartilhar as dificuldades vividas durante o período de distanciamento social.

De acordo com a secretária de Educação, Simara Maraschi, o serviço é destinado aos profissionais da rede municipal. “A Semed trabalha para minimizar o impacto psicológico de professores e servidores devido a nova rotina imposta pela pandemia. Seguimos dando todas as orientações e suporte para que nossos profissionais consigam atravessar este momento que atinge a todos e auxiliar os alunos, pais e responsáveis da melhor forma possível”, destaca.