Espaço Mulher mantém atividades remotamente

Com a pandemia ocasionada pelo surto de covid-19 no mundo, novos hábitos tiveram que ser adotados por todos. O isolamento social se tornou uma das formas mais efetivas para impedir a disseminação do vírus. Como muitos locais, o Espaço da Mulher também passou por adaptações. O órgão continua com atendimento em horário normal, mas as atividades passaram a ser remotas.

 

Inicialmente inaugurada no segundo piso do Centro de Convivência do Idoso, na Rua Frei Canísio, Bairro Coloninha, este ano o órgão seria inaugurado em outro local com o nome Casa Rosa. Por conta da pandemia, a inauguração não pode ocorrer, mas, o local já está funcionando no novo endereço, Rua Joinville, nº 114, Bairro Coloninha.

 

Nos últimos meses, os professores das oficinas passaram a criar vídeos, demonstrando as peças que vão ser realizadas na semana, ensinando as técnicas para artesanatos e dando o suporte necessário. As mulheres, por sua vez, confeccionam e, ao terminarem, enviam seus trabalhos através de fotos ou vídeos para a divulgação nas redes sociais. O grupo conta com aproximadamente 200 mulheres e utilizam um grupo criado no WhatsApp para a comunicação.

 

Atualmente, a atividade que gera maior engajamento é a confecção de peças em crochê. Quando há necessidade de material para as mulheres trabalharem suas artes, elas podem agendar um horário para buscar diretamente na Casa Rosa. Além disso, todas as sexta feiras, os professores transmitem uma live para o grupo, nela é repassado o tema e a atividade da semana seguinte. Também é momento para a divulgação dos trabalhos das meninas, como forma de incentivo às demais, além de momentos para as mulheres que quiserem dar algum depoimento, comentar sobre alguma dúvida, ou sobre como as atividades no espaço mudaram suas vidas, um momento de ajuda mútua.

 

Conforme a coordenação, apesar das mudanças, o espaço continua funcionando de forma efetiva. Os objetivos primordiais, como ouví-las e dar apoio em questões como violência doméstica e depressão, seguem sendo aplicados. Bem como incentivá-las a novas atividades, estimular a auto estima, bem estar familiar e novos ciclos sociais. Vale ressaltar que para as mulheres interessadas em participar, podem entrar em contato com a Casa Rosa pelo fone (47) 3332 9907.