Consultas eletivas seguem suspensas em Gaspar

Em virtude do agravamento da pandemia da Covid-19 a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde segue as recomendações da Secretaria estadual da Saúde, Ministério da Saúde e demais órgãos governamentais ligados a questão sanitária, que suspende as consultas ambulatoriais eletivas que não se enquadram em casos de urgência ou emergência.

A medida visa evitar que pessoas saudáveis frequentem as unidades de saúde e possam vir a se contaminar. Neste momento, os serviços de saúde estão concentrados principalmente no combate à Covid-19, ao mesmo tempo em que a população deve seguir o isolamento social.

As Estratégias Saúde da Família (ESF) estão realizando consultas com pacientes que chegam com uma dor importante, renovação de receitas controladas e casos de emergência e urgência. Atendimentos para consulta e exames de rotina estão suspensas.

Os acompanhamentos às gestantes, aos pacientes que apresentam doenças crônicas como hipertensos e diabéticos é realizado por telefone e webchamadas, caso tenha necessidade de consulta presencial a esse grupo, a consulta é agendada no melhor horário para a ESF.

Atendimento de urgência e emergência segue normalmente, assim como o atendimento na Policlínica, como alta complexidade e especialidades que requerem regularidade no tratamento. O atendimento na policlínica segue todas as recomendações sanitárias de distanciamento, com a agenda de consultas configurada para evitar aglomerações. Para ser atendido na policlínica é necessário encaminhamento médico na unidade de saúde do bairro.