Centro Triagem altera horário de atendimento nos finais de semana

 

 

 

    O Cento de Triagem para COVID-19 no Ginásio Prefeito João dos Santos passa a atender aos sábados e domingos das 8h às 17h a partir deste final de semana (15 e 16). A estrutura completa conta com tiragem, três consultórios médicos ativos, farmácia, sala para coleta de exames, sala de observação para atendimento de sintomas agravados e ambulância. O ambiente é coberto, com ventilação adequada, cadeiras com distanciamento, banheiros e estacionamento. O atendimento segue funcionando de segunda a sexta-feira das 7h às 19h.

   No local são atendidas pessoas que apresentam sintomas que podem caracterizar o coronavírus. O Centro de Triagem no Ginásio João dos Santos é a referência para o atendimento de COVID-19 na nossa cidade. As unidades de saúde dos bairros estão à disposição para dar apoio no atendimento de sintomas mais leves. Mas é o Centro de Triagem que deve ser procurado pela população em casos de suspeita.

   Ao chegar no local, o morador é recebido pelos agentes e voluntários da Defesa Civil e é direcionado para a triagem. As chamadas são organizadas por senhas, conforme a ordem de chegada. Pacientes que apresentam um quadro mais agravado podem ter preferência de acordo com a avaliação da equipe de saúde. Na triagem é aferida a temperatura, pressão e oxigenação. Também são coletados os dados pessoais. Se duas ou mais pessoas que residem na mesma casa apresentam sintomas, são atendidas juntas, porém todo o procedimento é realizado em cada paciente.

   Após a triagem, o morador de Gaspar passa para consulta médica, onde é realizada a avaliação clínica e passadas as informações necessárias. O médico orienta sobre as medidas para o isolamento social, se necessário, emite a receita com os medicamentos, de acordo com os sintomas e com o quadro clínico do paciente. O tratamento é feito de acordo com as indicações médicas e cientificas e o protocolo Ministério da Saúde. Existem medicamentos que são contraindicados para algumas pessoas devido aos efeitos colaterais. Por isso, quem define o tratamento é o médico.

   O profissional de saúde que atende no Centro de Triagem de Gaspar também pode encaminhar o paciente para coleta de exame no próprio local, de acordo com os sintomas e o quadro o médico. Existem três formas, dentro do protocolo, para confirmar se a pessoa está com coronavírus. O médico define qual é método mais eficaz de acordo com as informações repassadas pelo paciente no momento da consulta. É possível fazer o exame na hora ou solicitar para a data propícia.

  No local há também sala de observação, para atendimentos de pacientes que apresentam agravamento da doença. Além de uma ambulância para transporte do Centro de Triagem ao Hospital de Gaspar, quando necessário.

   É importante frisar que o Centro de Triagem no Ginásio Pref. João dos Santos atende moradores de Gaspar com sintomas do coronavírus. Entre os possíveis sintomas estão coriza, mal estar, dores de cabeça e garganta, febre, tosse e perda de olfato e paladar.

   O Centro de Triagem no Ginásio João dos Santos também está preparado com estrutura de estacionamento, orientação, ônibus que que faz o translado do postinho do Centro até o Ginásio e o retorno,

   Desde o início da pandemia de Covid-19 no município, em março, a Prefeitura de Gaspar vem estruturando diversos setores para o atendimento de saúde. No início A ideia era ativar o Centro de Triagem, quando a situação exigisse de uma estrutura maior do que a inicialmente utilizada como triagem, a Unidade de Saúde do Centro. Esta necessidade foi reconhecida, quando os casos aumentaram recentemente. Foi então que neste mês de julho o Centro de Triagem começou a operar, com o recebimento, atendimento e encaminhamento dos pacientes aos locais adequados.

   Atualmente trabalham diariamente no Centro de triagem cerca de 60 servidores, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêutico, auxiliar de serviços gerais, motoristas, voluntários, entre outros. Desde o dia 15 de Julho já foram realizadas mais de 2 mil consultas e mais de 1.500 exames no local.

Exames

Existem três métodos, de acordo com o protocolo de saúde, para determinar se o paciente está com o COVID-19:

  • PCR: O teste PCR/Swab deve ser feito entre o terceiro e o sétimo dia do primeiro sintoma e coleta a mucosa do nariz e da boca, é enviado para o laboratório e determina se a pessoa está com vírus ativo.

  • Teste Rápido: o teste rápido/sorológico deve ser feito após o sétimo dia do primeiro sintoma, o resultado sai em 20 minutos e aponta se a pessoa já teve contato com vírus e já produz anticorpos.

  • Critério Clínico Epidemiológico: Também existe o Critério Clínico Epidemiológico, onde o médico pode considerar o caso confirmado, mesmo sem exame, de acordo com a avaliação, se o paciente apresenta determinados sintomas e tem contato constante ou convive com uma pessoa que já testou positivo.