Setembro Amarelo alerta para saúde mental em tempos de pandemia

A saúde mental está em pauta nas discussões envolvendo a pandemia da Covid-19 e com a chegada do Setembro Amarelo, o mês de prevenção ao suicídio, os debates visam melhorar o diálogo com as pessoas afetadas pelo isolamento social. Por conta disso, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Assistência Social através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), promove capacitações para profissionais de saúde e professores abordando a valorização da vida e a prevenção ao suicídio. As capacitações são voltadas para profissionais de saúde, assistência social e educação de forma online.

As ações para o Setembro Amarelo estão vinculadas com a pandemia da Covid-19 e com as formas de capacitar os profissionais sobre o tema e a situação encontrada no município. As capacitações abrirão discussões sobre os vínculos perdidos durante a pandemia e a necessidade de se falar sobre o suicídio e suas motivações. Preparando o profissional que irá auxiliar pessoas que necessitam de ajuda.

De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) são registrados mais de 10 mil suicídios todos os anos no Brasil, sendo 96% dos casos relacionados a transtornos como depressão. Com números tão expressivos é importante buscar entendimento de quais motivações e sofrimentos levam o individuo a praticar tal ato e em contrapartida trabalhar a prevenção através da valorização da vida, do convívio familiar, da educação, do lazer, da prática de esporte, da interação social e em casos mais agravados a intervenção médica e/ou medicamentosa.

Além da capacitação, o Setembro Amarelo será lembrado de forma simbólica por conta da pandemia. As decorações no CAPS farão alusão ao mês, mostrando a importância de se falar sobre o tema. Outra ação será o uso de laços amarelos pelos profissionais de saúde do município, que simboliza a campanha do Setembro Amarelo.

A Secretaria de Saúde disponibilizou dois novos números para atendimento emocional. Quem teve o resultado positivo ou está em isolamento sob suspeita, pode entrar em contato pelos telefones (47) 3703-3717 e pelo (47) 3332-8219, ambos atendem por mensagem de Whatsapp das 8h às 12h e das 13h às 17h. O CAPS também está à disposição para orientar a população por telefone no 3332-8219.

Caso esteja passando por um momento difícil, também é possível acionar o 188, no Centro de Valorização da Vida (CVV). O canal está disponível 24h por dia pelo telefone e chat no site da instituição (www.cvv.org.br) e as conversas são sob total sigilo.