Gaspar segue com testes e atendimento do COVID-19
Acontece neste sábado, dia 24, mais uma testagem aleatória na população para detecção da Covid-19. Os testes serão realizados das 8h às 12h, no Centro de Triagem do Ginásio João dos Santos. Para fazer o exame, é necessário que o morador compareça ao local munido com documento com foto e comprovante de residência. Nesses momentos não é necessário apresentar sintomas, já que o objetivo é justamente a testagem aleatória. Pessoas com sintomas devem procurar atendimento médico nas unidades e no Centro de Triagem.
A Secretaria de Saúde reforça que o teste rápido detecta a presença de anticorpos e que o teste só é eficaz após o 7º dia de sintoma. Um médico e a farmácia estarão disponíveis para que, caso o paciente teste positivo, já passe pela consulta e, se necessário, saia com a medicação.
Caso a pessoa esteja com sintomática deve procurar atendimento médico já no início do surgimento dos sintomas. O médico irá avaliar e dar os devidos encaminhamentos: exame mais adequado, medicamentos, orientação de isolamento e tratamento. O atendimento para sintomáticos é feito de segunda a sexta-feira no Centro de Triagem no Ginásio João dos Santos das 8h às 17h ou nas unidades de saúde dos bairros das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30. Em casos de sintomas graves como febre alta persistente e falta de ar grave, devem se dirigir ao pronto atendimento do Hospital de Gaspar.
Teste Rápido
O teste rápido é feito a partir de gotículas de sangue em contato com um reagente. Ele detecta a presença de anticorpos através da indicação de IgM e IgG. O IgM é o anticorpo que, quando está presente, mostra que a pessoa tem o vírus e seu sistema imunológico está produzindo anticorpos contra ele.
O IgG positivo significa que a pessoa tem ou já teve contato com o vírus e já possui anticorpos que levam a uma possível resistência à COVID-19. Esse teste tem eficácia maior se é feito após o 10º do dia do sintoma pois identifica a presença de anticorpos. Por isso, caso a pessoa ainda esteja nos primeiros dias de contaminação, a incidência de um falso negativo é alta.