Centro de Triagem João dos Santos retoma atendimento nos finais de semana

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria da Saúde informa que a partir de sábado (21), será retomado o atendimento nos finais de semana no Centro de Triagem no Ginásio João dos Santos (Rua Itajaí, 2300 – Poço Grande). O local atende pessoas com sintomas gripais e respiratórios das 8h às 17h.

A medida foi tomada devido à região do Médio Vale, onde Gaspar está localizada, permanecer no nível grave do mapa de risco potencial do coronavírus, determinado pelo Governo do Estado e do aumento da procura por atendimento. A matriz de risco é o balizador do Estado para as medidas de combate à proliferação do coronavírus.

No Centro de Triagem são atendidos pacientes que apresentam sintomas como tosse, coriza, dores no corpo e na cabeça, dor de garganta, febre, falta de ar e perda de paladar e olfato. O paciente passa por avaliação médica e, de acordo com protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, pode ser encaminhada para coleta de exame, recebe prescrição de medicamentos e orientações de isolamento e higienização. No próprio Centro é possível fazer o teste e retirar os medicamentos, conforme prescrição médica.

Devido à retomada dos atendimentos, a testagem aleatória que estava acontecendo aos sábados, está suspensa por tempo indeterminado.

Atualmente, o município possui 157 pessoas em isolamento com a doença. São 12 gasparenses hospitalizados sendo sete em leitos de UTI. A Secretaria de Saúde reforça a importância de seguir com as medidas de prevenção e higienização da doença, mesmo de quem já passou pelo isolamento social. O momento pede que todos redobrem os cuidados ao sair de casa.

O setor de fiscalização da Prefeitura de Gaspar continua ativo e o município tem seguido os decretos e portarias do Governo do Estado.

Apesar de estar acompanhando e se preparando para um aumento ainda mais acentuado, o governo municipal não deve adotar, por enquanto, novas medidas mais restritivas que as previstas pelo Estado. “Estamos monitorando a situação e os estudos e acreditamos que a população gasparense será, mais uma vez, parceira do poder público, respeitando as normas e seguindo as orientações para que possamos evitar o contágio”, comenta o secretário de Saúde, Arnaldo Munhoz. O secretário reforça a necessidade de que as pessoas tomem os devidos cuidados, inclusive, dentro de casa. “Temos percebido o aumento de casos, inclusive, entre membros da mesma família, significa que as pessoas estão levando o vírus para dentro de casa. Precisamos reforçar os cuidados, não só ao sair de casa, mas também ao retornar”, destaca.

Com o risco potencial “grave”, Gaspar as restrições que valem são?

Restrições:

Academias: 50% da capacidade de acordo com a Portaria SES N°713

Comércio de Vestuário: Funcionamento condicionado ao cumprimento das regras estabelecidas na Portaria SES nº 237

Ensino em nível superior e Ensino em nível de Pós-Graduação: 30% da capacidade, funcionamento condicionado ao cumprimento das regras
dispostas na Portaria SES nº447

Congressos, Palestras, Seminários e afins: Permitidos com 25% da capacidade conforme Portaria SES nº 715

Feiras e Exposições: Permitidos com 25% da capacidade conforme Portaria SES nº 716

Eventos sociais: Permitidos com 30% da capacidade conforme Portaria SES n° 821.

Futebol Recreativo: Permitidos em dias alternados conforme Portaria SES nº 664.

Igrejas e Templos Religiosos: Funcionamento permitido com 50% da capacidade condicionado ao cumprimento das regras dispostas na Portaria SES nº 254.

Parques aquáticos: Funcionamento permitido com 40% da capacidade conforme a Portaria SES nº 705.

Shopping centers: Permitido com 70% da capacidade, seguindo o disposto na Portaria SES nº 257.

Proibido

Acesso de público a competições esportivas públicas ou privadas.

Aulas presenciais em todas as redes e para todos os níveis, com exceção do superior.

Cinemas, teatros, casas noturnas, museus e qualquer evento que resulte em reunião de público.

Conferências públicas ou privadas que acarretem aglomeração de pessoas.

Casas de shows, boates e pubs, festas particulares com aglomeração.

Concentração e permanência de pessoas em parques, praias e praças.

Conferências públicas ou privadas que acarretem aglomeração de pessoas.

Atividades em estabelecimentos que não estejam atendendo às normas sanitárias de prevenção ao coronavírus.