Procon solicita informações às agências bancárias sobre atendimento aos consumidores

A Diretoria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) está solicitando informações às agências bancárias e cooperativas de crédito de Gaspar sobre o cumprimento de leis municipais que regulam o atendimento aos consumidores. Os bancos que devem prestar informações são o Banco do Brasil, Banrisul, Blucredi, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú e Viacredi.

Os dados se referem aos seguintes questionamentos: é disponibilizado senha, cadeiras de espera, bebedouros e sanitários aos consumidores? e O estabelecimento possui divisórias entre os caixas e o espaço reservado para os clientes?

Tais questionamentos estão amparados pelas leis municipais nº 2.016/00, nº 2.931/07 e nº 3.518/13, que regulam o atendimento aos consumidores nas agências bancárias e cooperativas de crédito. Todas estas leis se encontram em vigor e as instituições financeiras têm a obrigação de observar os dispostos na legislação municipal.

A partir do recebimento da notificação pelo Procon, as agências têm prazo de 10 dias para apresentar as informações solicitadas. Caso as informações apontem que as agências não cumprem os dispostos nas leis municipais, o Procon instaurará processo administrativo que poderá culminar em sanção administrativa prevista no art. 56 do Código de Defesa do Consumidor.

Mais informações:
Diretor-Geral do Procon,  Roberto Procópio de Souza:3332-9539 ou 9961-8512