Elisa Heinecke é a primeira a ser vacinada em Gaspar

Nesta terça-feira, dia 19 de Janeiro, Gaspar vacinou a primeira pessoa contra a COVID-19. Elisa Regina Heinecke, 45 anos, é técnica de enfermagem e atua no Centro de Triagem desde o início da pandemia. Ela e outros 11 membros da equipe de atendimento do centro de referência receberam a primeira dose imunizante em ato que contou com a presença da imprensa gasparense. 

A primeira gasparense a ser vacinada contra a COVID-19 é a técnica de enfermagem Elisa Regina Heinick, 45 anos. Ela trabalha desde o início da pandemia no Centro de Triagem e há mais de sete anos na rede pública de Gaspar e há 16 anos é técnica de enfermagem. Elisa é casada e tem dois filhos, um menino de 12 anos e uma menina de 10, os três possuem doenças crônicas e fazem parte do grupo de risco. Moradora do Bairro Coloninha, Elisa reside em Gaspar há mais de 25 anos. “Confesso que fiquei bem emocionada em ser primeira contemplada com a vacina no nosso município. Estamos trabalhando aqui todos os dias, um trabalho árduo, vendo pessoas tendo complicações devido à doença. Então fico feliz em ver a vacina em nosso município. Fico grata por já estar imunizada e agora aguardamos ais doses para que mais pessoas podem estar protegidas”, declarou emocionada.

Além de Elisa, outros 11 profissionais que trabalham no Centro de Triagem receberam a dose do imuno, entre médicos, técnicos de enfermagem e enfermeiros. Foram eles: Natalie Morgana Cipriano (27), Cinthya Maioto de Souza Rosa (32), Luciana Farias (46), Sérgio Roni Dias Barros (53), John Reinert Costa (26), Bruna Gonçalves Munhoz (30), Iara Medeiros de Souza (27), Sandro Sandri (42), Marcio Uliano (43), Débora Morgana Laureth (25) e Tainara Lopes (27).

O prefeito Kleber Wan-Dall acompanhou a primeira vacina e ressaltou o momento importante vivenciado neste data. “O sentimento é de que a gente inicia agora um novo capítulo nessa guerra contra o coronavírus. A vacina vai imunizar as pessoas, é claro qua ainda vai levar um tempo para vacinarmos todos. Mas vamos continuar seguindo as orientações com esperança renovada. Aguardamos as próximas doses que devem ser encaminhadas pelo Ministério da Saúde para continuar o cronograma de imunização”, destacou.

Vacinação em Gaspar

Gaspar recebeu 340 doses da vacina contra o coronavírus nesta terça-feira, dia 19. A Secretaria de Estado da Saúde definiu em protocolo iniciar a vacinação pelos profissionais de saúde da linha de frente. Não há previsão de recebimento de novo quantitativo e a vacina ainda não chegou na cidade. Os primeiros a receber a vacina são os profissionais de saúde que trabalham no Centro de Triagem, Unidade de Tratamento Intensivo – UTI, no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, profissionais que aplicarão as vacinas e idosos em instituições de longa permanência. 

Em Gaspar, conforme o PNI, a primeira fase deve imunizar 3.204 trabalhadores da saúde, pessoas com mais de 75 anos, pessoas com mais de 60 anos institucionalizadas e indígenas. Na segunda fase serão 8.994 idosos de 60 a 74 anos. Para a terceira fase o público alvo de Gaspar soma 5.959 pessoas com comorbidades especificadas no PNI. E a quarta fase totaliza 687 professores e profissionais das forças de segurança e salvamento. Ao todo o público alvo da vacinação de Gaspar para as quatro fases previstas pelo Ministério da Saúde é de 18.844, sendo que cada um deverá receber duas doses da vacina, totalizando a necessidade de receber 37.688 doses do imuno.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que, conforme novas doses forem enviadas, as estratégias de vacinação serão divulgadas. Gaspar segue todas as orientações e protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado.