Defesa Civil registra cinco ocorrências por conta das chuvas
A Defesa Civil de Gaspar já registrou cinco ocorrências em 24 horas por conta das chuvas volumosas que ocorrem durante toda semana. Destas, três foram deslizamentos, um corte de árvore e uma abertura de cratera na Rua Prefeito Leopoldo Schramm, no Bairro Gaspar Grande. Em apenas três dias foram registrados 112 mm de água, a previsão é de que as chuvas continuem volumosas e persistentes até sexta-feira (22).
Em estado de atenção, o órgão monitora o aumento do nível do Rio Itajaí-Açu. A última medição, efetuada às 9h marcava 3,58 mm. De acordo com a Defesa Civil, caso o nível do rio atinja 4 metros, um aviso de emergência deverá ser emitido pelo órgão. Com 6 metros acima da normalidade, alguns pontos do município podem apresentar alagamentos.
Por conta do solo encharcado, não se descarta a possibilidades de deslizamentos e erosões nos terrenos. Pessoas que residem próximos a encostas e áreas de risco, deverão ficar atentas a qualquer movimentação. Caso algum movimento de solo for notado, a orientação é ligar imediatamente para o número 199 e, em casos mais graves sair de casa e procurar abrigo.
Em casos de alagamentos ou acúmulo de água em vias é importante evitar contato com as águas e não dirigir nesses locais. Também evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e ter cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
A equipe da Defesa Civil realiza o monitoramento constante, além de reforçar os plantões nos próximos dias. O 199 da Defesa Civil segue com os atendimentos e foi disponibilizado um número de celular (99930-4343) para emergências.
Para acompanhar as atualizações da medição do rio e cotas de enchente, a Defesa Civil disponibiliza o site: https://defesacivil.gaspar.sc.gov.br/monitoramento para consultas.
***Matéria atualizada dia 21/01/2021 às 9h