Hospital de Gaspar aproxima família e paciente
A luta contra o coronavírus vai muito além dos tratamentos médicos que os pacientes recebem quando estão na UTI. Com a necessidade de isolamento total por longos períodos, é necessário também cuidar do emocional, tanto de quem recebe o tratamento quanto de seus familiares. Por isso, o Hospital de Gaspar buscou formas de superar barreiras e aproximar pessoas. A maneira escolhida foi realizar vídeo chamadas para que pacientes possam receber carinho energias positivas destes familiares nesse momento tão delicado.
A chamada acontece com o auxílio da assistente social, com a autorização do médico intensivista. “Elas ocorrem de acordo com o quadro clínico dos pacientes que não estão sedados. A equipe da UTI aciona o Serviço Social, e eu faço o contato com uma pessoa indicada como responsável do paciente que fica responsável por reunir a família e incluir na chamada”, explica Pamela Cristina Girardi de Souza, assistente social do Hospital de Gaspar.
De acordo com a Pamela, algumas regras foram criadas para preservar os pacientes. “As chamadas têm limite máximo de 10 minutos, porém, se o paciente fica muito emocionado ou se cansa demais, este tempo é diminuído conforme o momento. Diariamente antes de realizar a chamada é solicitado autorização da equipe de enfermagem e o interesse do paciente em realizar”, revela.
Além de diminuir a saudade e preocupação entre os familiares, as chamadas produzem outros benefícios para os internados. “Manter o vínculo afetivo durante o processo auxilia muito no enfrentamento da doença, traz alegria, conforto e aconchego aos pacientes e familiares, faz com que eles se sintam amados, esperados, traz força no enfrentamento deste momento delicado. Humaniza o atendimento e o período de internação”, reforça a assistente social.
A ação tem sido bem recebida pelos familiares, que aprovaram a medida. “As famílias aguardam ansiosas por este momento, muitas vezes o paciente da entrada no hospital e perde totalmente o contato com a família por conta da doença. Os feedbacks são muito positivos de quem já fez uso dessa ferramenta”, conclui Pamela.
Além das chamadas de vídeo, outras medidas de suporte ao tratamento são realizadas no hospital e seguem praticas realizadas em grandes centros de enfrentamento ao COVID-19. O Hospital de Gaspar mantem uma rotina de atendimento e contato com a família de pacientes internados na UTI para suprir a necessidade de informações. Todos os profissionais de saúde estão orientados a proporcionar conforto emocional durante o processo de enfrentamento ao coronavírus.