Gaspar recebe lote de vacinas AstraZeneca/Oxford

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde recebeu nesta quinta-feira (28) a primeira remessa da vacina contra Covid-19 desenvolvida pelo laboratório AstraZececa/Oxford. São mais 270 doses, dirigidas prioritariamente aos profissionais da saúde da atenção básica, atendimento pré-hospitalar e hospitalar.

De acordo com a Vigilância em Saúde do município, todos os profissionais de saúde que atuam na linha de frente ao combate da Covid-19 foram vacinados. Pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) também estão imunizadas. Desde o dia 19 até esta sexta-feira, dia 29, foram 413 pessoas vacinadas em Gaspar, de acordo com os dados da Diretoria de Vigilância em Saúde.

Neste momento o imunizante será aplicado em todos profissionais que trabalham na atenção básica (unidades de saúde), todos os demais profissionais do Hospital de Gaspar, os membros do Corpo de Bombeiros que trabalham no atendimento pré-hospitalar. Nos próximos dias a Secretaria Municipal de Saúde deve divulgar a estratégia de vacinação dos profissionais de saúde da rede privada. Na sequencia, com o recebimento de novas doses, deve iniciar a vacinação dos idosos de 75 anos ou mais, seguindo a priorização indicada pelo Plano Estadual de Imunização.

Este novo lote de vacinas que o município recebeu faz parte dos 2 milhões de doses importadas da Índia pelo Governo Federal, que distribuiu aos Estados e estes, por sua vez, encaminhara aos municípios. O imunizante passará a ser produzido no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Inicialmente, está prevista a aplicação de duas doses da vacina de Oxford, com intervalo de 12 semanas.

O cronograma e a forma de vacinação para os demais públicos será divulgado nos canais oficiais da Prefeitura de Gaspar conforme o número de doses disponibilizadas pelo Governo Federal e Estadual.

 

Correção
Na primeira remessa de vacinas da Coronvac, Gaspar recebeu 370 doses, e não 340 como informado anteriormente. A Diretoria de Vigilância em Saúde ainda reforça que, ao total, o município recebeu 640 doses até o momento, porém, há um risco de perda residual de aproximadamente 5%, principalmente no que tange a vacina da AstraZeneca/Oxford, em que cada frasco possui aproximadamente 10 doses.