Gaspar volta ao nível gravíssimo do Coronavírus
O Governo do Estado de Santa Catarina divulga, semanalmente, a matiz de risco potencial do coronavírus. É com base nesse documento que o Estado define as regiões de alto risco e as regras e restrições que devem ser seguidas pelos municípios, Na matriz divulgada neste sábado, dia 13, Gaspar e toda a região do Médio Vale do Itajaí passaram para o nível gravíssimo. Isso significa que novas restrições entram vigor a partir desta segunda-feira, dia 15.
Entre as atividades que devem ser suspensas enquanto a região permanece em risco gravíssimo estão a prática de esportes coletivos e de contato direto, tanto profissionais quanto recreativos, e casas noturnas, shows e afins. Outras atividades passam a ter mais restrições, principalmente com relação à ocupação de estabelecimentos, como cinemas, teatros, eventos sociais, academias, igrejas e templos religiosos, comércio, entre outros.
O Médio Vale estava classificado como Risco Grave há quase 4 semanas. De acordo com o documento do Governo do Estado, a mudança do nível se deve, principalmente, ao aumento da circulação/transmissibilidade do vírus e do volume alto de casos positivos na região. Apesar da necessidade de leitos hospitalares e UTI estar sob controle, os órgãos de saúde alertam para a necessidade de continuar o distanciamento social e manter os cuidados com higienização e uso de máscara.