Artistas de Gaspar iniciam ações pela Lei Aldir Blanc
As apresentações culturais de projetos aprovados em editais municipais para receberem recursos da Lei Federal Aldir Blanc já iniciaram em Gaspar. Com apoio da Prefeitura de Gaspar, por meio da Diretoria de Cultura, uma série de eventos patrocinados com recursos oriundos do benefício estão programados.
Ao todo, 30 projetos gasparenses foram inscritos e contemplados, e os representantes já assinaram o termo de compromisso cultural. A maioria dos projetos será apresentado através de lives, para dar notoriedade às manifestações artísticas desenvolvidas em meio a um cenário, marcado pela pandemia da Covid-19, em que internet é a principal ferramenta de trabalho desse segmento.
Durante o mês de fevereiro e março, haverá atividades de diversas modalidades como teatro, stand up, dança, circo entre outras. Todos os eventos serão gratuitos. As ações serão divulgadas nas redes oficiais da Prefeitura de Gaspar.
AGENDA
Dia 15 de Fevereiro – 20h
Projeto: Acústico Pirão Catarina, de Clovis Zimmermann
Links: https://www.facebook.com/CloviShow ou https://www.youtube.com/channel/UCDOLrm8rh7rIaTbq6X_WJZQ?fbclid=IwAR1_nPjc50zs90b74vungj7kXfuXOj4Lwx7UNlDMCMCh4Wv_PS59AeGwDcY
Dia 24 de Fevereiro – 19h
Projeto: Espetáculo ‘Brincando com o lixo’, da CIA Beto Malabares
Link: https://www.youtube.com/channel/UCRzrT0Q_9ZY2KIUljWoQ-Ag
Dia 25 de Fevereiro – 19h30
Projeto: Espetáculo ‘Mil e uma noites em uma noite’, do Teatro Biriba
Link: https://www.youtube.com/user/teatrobiriba
Dia 28 de Fevereiro – 16h
Projeto: Espetáculo ‘Tem Feira em Gaspar’, da Boi da Cara Preta
Link: https://www.youtube.com/canalboidacarapreta
Dia 03 de Março – 20h30
Projeto: Espetáculo ‘Minha atual maneira de atuar’, do Teatro Biriba
Link: https://www.youtube.com/user/teatrobiriba
Dia 10 de Março – 19h
Projeto: Espetáculo ‘Circo Teatro: da produção à atuação’, do Teatro Biriba
Link: https://www.youtube.com/user/teatrobiriba
AÇÃO EMERGENCIAL
Batizada de Lei Aldir Blanc, a lei federal nº 14.017 foi sancionada em junho do ano passado como uma ação emergencial voltada ao setor cultural em meio à calamidade pública decorrente da pandemia de Covid-19.
A iniciativa possibilitou que os municípios abrissem editais para que artistas locais pudessem captar recursos para incentivo às produções e atividades artístico-culturais por meio de dois tipos de ações: uma que proporcionou o pagamento de subsídio mensal a espaços artísticos culturais e outra que contemplou projetos culturais e bolsas de estudo para o segmento. No total, o valor repassado aos 30 projetos de Gaspar é de R$ 471.900,00.