Gaspar já imunizou 997 pessoas contra a COVID-19
Gaspar já vacinou 997 pessoas dos grupos prioritários contra a COVID-19. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e da Diretoria de Vigilância em Saúde, informa que todos os quantitativos de primeira dose recebidos foram aplicados. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina já orientou que a próxima fase deve contemplar idosos de 85 a 89 anos e continuar a vacinação de trabalhadores da saúde, porém ainda não foi informada a data e nem o quantitativo da próxima remessa.
Até o momento, Gaspar recebeu o que seriam 880 doses de imunizantes para a primeira aplicação, sendo 610 da Coronavac e 270 da AstraZeneca/Orxford. Porém, alguns dos frascos recebidos são multidoses e variam de 10 a 14 doses por unidade. Ou seja, a quantidade de pessoas vacinadas pode ser maior ou menor de acordo com a quantidade do produto. A Vigilância em Saúde reforça que segue as notas técnicas do Ministério da Saúde quanto às formas de aplicação de cada vacina.
Dos 997 imunizados com a primeira dose, 872 são trabalhadores da saúde; 21 são idosos e deficientes institucionalizados e 104 são idosos com 90 anos ou mais. Gaspar também já recebeu 370 doses para a segunda aplicação da Coronavac, sendo que 163 pessoas já receberam também esta segunda dose.
Conforme o Plano Nacional de Imunização (PNI) e o levantamento prévio feito pela Secretaria de Saúde, o público alvo da vacinação de Gaspar para as quatro fases previstas pelo Ministério da Saúde é de aproximadamente 19 mil, sendo que cada pessoa deverá receber duas doses da vacina. As 997 vacinas aplicadas representam aproximadamente 5% do público alvo previsto no PNI e pouco mais de 1% da população gasparense.
A Secretaria Municipal de Saúde aguarda informações do Governo Federal e do Estado sobre a chegada de novas doses para continuar a imunização. Assim que informados do quantitativo e data, será divulgada a estratégia para atingir o público-alvo.