Produtores gasparenses investem no cultivo de arroz especial
Produtores Gasparenses apostam no cultivo de arroz do tipo ‘especiais’ como alternativa de renda. Com o apoio da Secretaria de Agricultura e Aquicultura e Epagri, os rizicultores do Bairro Santa Terezinha, Gláucia Cirilo Feitosa e Mathieu Putallaz, possuem uma área de aproximadamente 32 hectares.
Os agricultores cultivam os arrozes especiais, considerados ‘gourmet’ pelo mercado, são eles: Ônix (arroz preto), Rubi (arroz vermelho) e o Pérola (arroz branco para risoto). Esses produtos já estão sendo distribuídos na região, como por exemplo a rede Cooper. “Nosso objetivo é transformar todo o cultivo de arroz orgânico e beneficiar toda a produção da propriedade”, destaca a produtora Gláucia.
A grande vantagem no cultivo do arroz especial para o produtor é o preço mais atrativo e, para o consumidor, a arroz especial possui valores nutricionais superiores, comparado com o arroz branco. Segundo testes realizados pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o arroz de grão preto, contém altos teores de compostos bioativos, sendo mais eficiente para neutralizar radicais livres, enquanto o arroz vermelho, possui compostos capazes de prevenir o envelhecimento de células do organismo humano.
No local, é realizado o cultivo do arroz irrigado pelo sistema pré-germinado (uma forma de cultivo de arroz em que a semente vai para o solo, já alagado). Os produtores não utilizam agrotóxicos na plantação. São 8 hectares, sendo aproximadamente 1,5 ha dedicado ao cultivo dos grãos especiais.
Auxílio a agricultores
Entre os serviços disponíveis ao agricultor na Secretaria de Agricultura e Aquicultura está a patrulha mecanizada, que consiste em um conjunto de máquinas destinadas à prestação de serviços em propriedades rurais, objetivando o aumento da produção e melhorando as condições das lavouras.
As máquinas realizam serviço de trator, preparo do solo, roçadas, distribuição de calcário no solo, distribuição de subproduto, limpeza de cursos d’água e valas de drenagem. Hoje a Secretaria possui escavadeira hidráulica, caminhões para transporte de insumos, rotativas, plataforma para transporte de colheitadeira, tratores usados no preparo do solo e distribuidor de calcário. O Governo do Estado também auxilia os produtores com a distribuição de calcário. Nos últimos três anos foram distribuídos mais de seis mil toneladas de calcário.
Mais informações: Secretário da Agricultura e Aqüicultura, André Pasqual Waldrick – 3332.2990.