CDI’s retomam atendimentos semipresenciais
A partir do dia 1º de março (segunda-feira) iniciam as aulas semipresenciais dos Centros de Desenvolvimento Infantil (CDIs) de 0 a 3 anos. Conforme Decreto Estadual nº 1.003/2020, pais ou responsáveis puderam optar pelo retorno de forma presencial ou continuar com as atividades remotas. Cada Unidade seguirá seu Plano de Contingência e grande parte delas terá alternância dos grupos.
Para garantir a segurança das crianças, é necessário adotar medidas que evitem o contato entre alunos de turnos diferentes e efetuar higienização constante dos espaços. Por isso, os atendimentos retornam em meio período e serão das 7h às 12h ou das 12h30 às 17h30.
O escalonamento para o distanciamento social irá acontecer de acordo com a capacidade de cada CDI. Cada Unidade de Ensino é responsável por entrar em contato com a família para combinar os dias e o período que cada criança ficará presencialmente no local. As atividades remotas seguem o projeto institucional com atividades semanais adequadas para cada faixa etária. As professoras fazem o planejamento utilizando atividades lúdicas, como vídeos, links, músicas, literatura ou contação de histórias.
“Compreendemos a ansiedade dos pais que se preocupam em ter que trabalhar e não ter onde deixar seus filhos. Mas nossa principal obrigação enquanto instituição é garantir que as crianças tenham acesso à educação em primeiro lugar. Estamos nos adaptando da melhor possível. Sabemos que talvez não seja o ideal, que talvez não supra os desejos e as necessidades de todos. Mas vamos seguir trabalhando e nos dedicando para que, em breve, possamos voltar à rotina normal”, salienta o secretário de Educação, Emerson Antunes.
O uso de máscara em crianças de 3 a 5 anos é obrigatório, e haverá supervisão. Além disso, a Secretaria de Educação fará atualizações da situação nas unidades a cada 15 dias.