Colheita de arroz avança em Gaspar
Quem passa pelo interior dos bairros de Gaspar, percebe uma movimentação de máquinas e tratores nos arrozais do município, o motivo é o período da colheita de arroz que acontece de janeiro até o dia 10 de março. Em Gaspar, são aproximadamente 236 famílias que trabalham diretamente com o cultivo do grão.
A expectativa é de 500 mil sacas do produto sejam comercializadas em 2021. De acordo com o secretário de Agricultura e Aqüicultura, André Waltrick, houve uma redução de 10% da produção do grão. “Os problemas climáticos levaram a uma expectativa de redução de 10% na produção do arroz. Mesmo assim, comparado com o ano passado, houve um aumento significativo de quase 50 mil sacas”, destaca Waltrick.
Neste ano, a saca está R$ 85 a cada 50 kg, superando o valor do ano anterior que estava sendo avaliado em R$ 46. Um dos motivos do aumento de valor é o custo elevado da produção como, por exemplo: adubo, defensivos agrícolas, óleo diesel. Além disso, os estoques baixos do governo e a subida do dólar, que reduziu a importação do arroz uruguaio e paraguaio.
A expectativa dos agricultores é que o período de soca do arroz aconteça entre maio até junho, e seja ainda mais produtivo. A soca do arroz é a capacidade das plantas se regenerarem após o corte no período de saca. Essa é uma alternativa adotada para aumentar a produção de arroz por unidade de área e de tempo, já que a duração do crescimento da soca é menor e seu cultivo demanda menos água e menos preparo do solo, exigindo até 60% menos trabalho do que o cultivo principal.
Suporte aos produtores
A Prefeitura de Gaspar por meio da Secretaria de Agricultura e Aqüicultura realiza todo o suporte aos agricultores durante esse período de grande expectativa. Entre os serviços ofertados, está a patrulha mecanizada, que auxiliam os produtores nas propriedades rurais, que aumenta a produção e melhora as condições das lavouras.
As máquinas realizam serviços de trator, preparo do solo, roçadas, distribuição de calcário no solo, distribuição de subproduto, limpeza de cursos d’água e valas de drenagem.
A secretaria possui escavadeira hidráulica, caminhões para transporte de insumos, rotativas, plataforma para transporte de colheitadeira, tratores usados no preparo do solo e distribuidor de calcário.
Mais informações: Secretário da Agricultura e Aqüicultura, André Pasqual Waldrick – 3332.2990.