Gaspar vacina 227 idosos com mais de 85 anoos neste sábado

 

 

 

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, aplicou a vacina contra COVID-19 em 227 idosos de 85 a 89 anos neste sábado, dia 27 de fevereiro. Esse volume representa cerca de 67% do público alvo, de acordo com o cadastro do Sistema Único de Saúde – SUS. A próxima etapa prevê a imunização da população de 80 a 84 anos, além da continuidade dos grupos que já estão em andamento.

Neste sábado a vacinação ocorreu de forma tranquila. No local foram preparadas 5 salas com um equipe de dois técnicos em saúde cada para atender a população. Alguns idosos com problemas de locomoção foram vacinados no carro.

Nesta sexta-feira Gaspar recebeu 70 frascos multidoses da Coronavac, o que deve ser suficiente para imunizar mais de 700 pessoas, já que cada frasco rende de 10 a 15 aplicações. Essas doses, de acordo com a priorização definida pelo Governo do Estado, devem ser destinadas a idosos de 85 a 89 anos, continuidade da imunização dos grupos de trabalhadores da saúde e idosos com mais de 90 anos e início da imunização de idoso de 80 a 84 anos.

Bernadete Junges Stein, de 85 anos, foi uma das imunizadas de hoje. Emocionada e feliz, ela agradeceu à equipe e à Deus pela oportunidade. “Agradeço á Deus porque chegou a nossa vez. Há muito tempo que a gente estava esperando. E muito obrigada a todos vocês pelo atendimento e pelo carinho”, disse aos trabalhadores da saúde que a acolheram.

Idosos de 85 a 89 anos que não conseguiram ir até a Policlínica neste sábado, e os de 80 a 84 anos podem, a partir de segunda-feira, dia 1º de Março, entrar em contato para fazer o agendamento da aplicação. A Secretaria de Saúde destinou um número de WhatsApp exclusivo para o agendamento: 3703-3787. O telefone estará à disposição somente para mensagem de WhatsApp. A equipe da Secretaria irá fazer o agendamento e a aplicação será no Ambulatório Móvel de Oftalmologia – AMO, que fica em frente à Policlínica, na Rua Olga Wehmuth, 151, no bairro Sete de Setembro. O AMO foi preparado para garantir mais conforto e segurança no atendimento da população. “É necessário fazer o agendamento nesta etapa para que possamos controlar a quantidade de vacinas aplicadas com relação às doses recebidas. Dessa evitamos desperdícios e também garantimos que ninguém venha receber a vacina e não termos mais doses para aplicar”, explica Silvania Janoello dos Santos, secretária de saúde.