CDI Emília Theiss é entregue à comunidade

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação, reformou e entregou o CDI Emília Theiss, no bairro Gaspar Grande. O novo educandário fica na antiga sede da Escola Olímpio Moretto e já atende mais de 140 crianças da região. Foram investidos mais R$ 300 mil na obra. O espaço educacional, voltado para atender crianças de 4 a 6 anos, dispõe de 4 salas de aula com banheiro, cozinha, refeitório, direção, parque infantil amplo, sala dos professores e lavação.

O Prefeito, Kleber Wan-Dall ressalta que a obra era aguardada há anos pela comunidade, que antes precisava se descolar para outras localidades para deixar seus filhos. “É uma obra de suma importância para a educação gasparense, desde o início, nosso intuito é proporcionar que nossas crianças tenham um espaço confortável para aprender, trazendo mais qualidade de vida para todos“, ressalta Wan-Dall. Por causa da pandemia do COVID-19, não houve Cerimônia de Abertura.

 

Quem foi Emília Theiss?

Emília Theiss nasceu no dia 15 de dezembro de 1923 em uma família humilde de agricultores. Casou-se com Pedro Theiss, que desempenhava a função de lavrador, no dia 13 de julho de 1942 e educaram seus 7 sete filhos, Nelson Theiss, Iris Deschamps, Ana Schramm, Nilda Theiss, Genésio Sebastião (in memoriam), Valmor Theiss e Catarina Oliveira Theiss e faleceu em 30 de outubro de 1991.

Seu esposo, Pedro Theiss, doou o terreno para construção de uma pequena escola, pois a comunidade precisava de uma instituição no bairro Sete, onde todos seus filhos foram alfabetizados. Alguns anos depois, o filho do casal, Valmor Theiss, doou terreno que durante muitos anos foi sede da escola Olímpio Moretto, situado ao lado da creche Vovó Benta. No entanto, a referida escola foi transferida para novas instalações. Em vista disso, o prédio desocupado recebeu uma nova instituição de ensino, sendo o denominado Centro de Desenvolvimento Infantil Emília Theiss, em lembrança e homenagem à mãe do doador do imóvel.