Defesa Civil de Gaspar utiliza ferramentas de informação

A Defesa Civil de Gaspar dispõe de ferramentas para garantir que a população tenha acesso à informações de forma rápida e facilitada. No site e aplicativo é possível acessar a cota e mapa de enchente do município, acompanhar o nível do rio, previsão do tempo e avisos meteorológicos. Além disso, a Defesa Civil conta com uma conta no Instagram e no Facebook, um WhatsApp para dúvidas e denúncias e o telefone para emergências.

As enchentes que assolam a região, principalmente a que ocorreu no ano de 2008 mudaram drasticamente diversos hábitos da população. Diversas ações foram desenvolvidas pelo Estado e municípios para auxiliar na prevenção dessas situações emergenciais. A Prefeitura de Gaspar contratou, em 2019, o estudo de cotas de enchentes, do Centro de Operação do Sistema de Alerta da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açu – Ceops da Universidade Regional de Blumenau – FURB.

Além da Cota de Enchente, Gaspar colocou à disposição um site e um aplicativo. Ambos foram finalizados e apresentados junto à comunidade em fevereiro de 2020, assim como réguas para a metragem do rio e o aplicativo Alerta Gaspar. O principal objetivo é informar à comunidade em tempo real os alertas climáticos e nível do Rio Itajaí atualizado diariamente pela própria equipe.

Outra principal função é dar disponibilidade para os moradores pesquisarem pelo nome da sua rua, ver se há chances de alagamentos e a metragem que o rio precisa atingir para chegar a rua pesquisada. O site traz também notícias do município e um local de inscrição para quem se interessar em ser agente voluntário. Já as atividades voltadas às crianças como Defesa Civil na Escola e Agente Mirim estão cessadas por conta da pandemia, mas há planos para retomarem no segundo semestre do ano possivelmente com ações online também.

O site defesacivil.gaspar.sc.gov.br pode ser acessado pelo computador e celular, bem como o aplicativo Alerta Gaspar, disponível gratuitamente para Android e IOS. O aplicativo funciona de forma similar ao site com alertas em tempo real e consulta de cotas. Segundo o órgão, o site tem sido bastante funcional não apenas para a população como para outros órgãos públicos como planejamento Territorial e no privado para o setor imobiliário por exemplo. “A comunidade recebeu bem a ideia e em épocas de anormalidades acessa com mais frequência. Mas queremos reforçar que as ferramentas estão Pa disposição sempre que a população necessitar”, comenta a superintendente da Defesa Civil, Ana Janaina Medeiros de Souza.

Além do site e aplicativo, a Defesa Civil também dispõe do telefone 199 para emergências e WhatsApp (47) 99930-4343 para dúvidas.