Gaspar adere a ação estadual em homenagem às vítimas da COVID-19
Nesta sexta-feira, 19 de março, às 11h, profissionais de saúde e segurança pública de Gaspar se uniram em frente aos equipamentos públicos para homenagear as vítimas da COVID-19 e estimular os colegas no enfrentamento à pandemia. A ação foi coordenada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (COSEMS/SC) e aconteceu todos os 295 municípios do Estado.
Em Gaspar, participaram profissionais e servidores da saúde do Centro de Triagem, Policlínica, Hospital de Gaspar, todas as Unidades Básicas de Saúde, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SAMU e CAPS. Além de lembrar das vidas perdidas, o objetivo foi demonstrar apoio aos profissionais da Saúde, pelo trabalho incansável neste ano de pandemia e em solidariedade aos familiares das vítimas da COVID-19.
“É uma forma singela de mostrar solidariedade às famílias acometidas por esse vírus e reconhecer o trabalho de todos nesse ano de pandemia. Tem sido exaustivo, mas tenho certeza de que juntos venceremos essa guerra”, afirmou o prefeito Kleber Wan-Dall, que participou do ato ao lado de sua esposa, Leila Wan-Dall em frente à Policlínica.
“Eu, como profissional de saúde, me sinto cansado emocionalmente e preocupado e triste com o aumento de casos e o grande número de mortes. Pois vamos para casa depois de um dia de luta e vemos que, mesmo nós dedicando muito, as pessoas continuam se contaminando em massa, se aglomerando. Vemos as pessoas chegando aqui no Centro de Triagem em estado grave, sendo transferidas para o Hospital. Nos sentimos desmotivados pela falta de compreensão. Por isso, pedimos que a população faça o isolamento social, por amor ao próximo”, declarou o enfermeiro Sandro Sandri, coordenador do Centro de Triagem.
Até o boletim emitido na quinta-feira, dia 18, Gaspar já registrou 101 mortes em decorrência da COVID-19 e dos 20 leitos de UTI ativos no Hospital de Gaspar, 18 estavam ocupados. Cerca de 30 gasparenses estão internados em gaspar ou hospitais da região.