Prefeitura de Gaspar inicia a implantação do Projeto Integrar

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação inicia a implantação do Projeto Integrar, que tem como objetivo oferecer assistência mais ampla para as crianças e adolescentes com Transtorno Espectro Autista – TEA. O serviço integrado vai permitir o acompanhamento e monitoramento de aproximadamente 113 crianças e adolescentes, que atualmente estão matriculados na rede municipal de ensino e possuem o transtorno.

O anúncio foi feito durante a live “As melhores práticas para o autista”, que foi realizada pela Prefeitura de Gaspar, através da Secretaria de Educação, e pela AMA Gaspar no dia 1º de Abril. Na ocasião o prefeito Kleber Wan-Dall informou que todos os processos administrativos e burocráticos já estão em andamento e que o objetivo é tirar do papel o mais breve possível.

O projeto irá proporcionar aos alunos inclusão social, atendimento individual de cada caso, atividades externas, interação, comunicação além de contribuir com a promoção da saúde, apoio psicossocial e reabilitação, conforme o projeto terapêutico individual. Além do apoio aos alunos, o projeto vai proporcionar o apoio integral às famílias. O atendimento será realizado por uma equipe multidisciplinar, com psicólogos, psicopedagogos e terapeuta ocupacional.

“Esse projeto irá trazer melhorias para todos nossos alunos com TEA. Vamos aumentar a rede inclusiva, desmitificando os mitos existentes, mostrando através do atendimento especializado, que é possível que esses alunos tenham uma melhora na qualidade de vida e a uma educação de qualidade”, conta Wan-Dall.

Para a Eliane Schmidt, presidente da Associação de Pais e Amigos do Autista – AMA Gaspar, é um sonho conquistado por toda a comunidade autista gasparense. “O projeto é muito importante, estou emocionada, foi uma grande surpresa. A gente está há muito tempo buscando algo pela nossa comunidade, todas as famílias sabem que esse é o nosso maior objetivo, buscar um atendimento multidisciplinar para os alunos. Estamos gratos pela Prefeitura tê-lo acolhido”, destaca Eliane.

O projeto ainda está em fase de finalização, com a licitação de materiais especializados. Todos os profissionais envolvidos na rede serão capacitados para trabalhar com os alunos.

 

O TEA

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio de desenvolvimento e seu diagnóstico é clínico. Pelo Manual de Transtornos Mentais (DSM-5), o TEA é classificado como leve, moderado e grave. Entre os sintomas estão os déficits persistentes em comunicação e interação social; padrões repetitivos e interesses restritos de comportamento e atividades, que limitam a funcionalidade social e emocional da criança.

Os sintomas podem estar presentes nos primeiros anos de vida até os 8 anos. Sendo assim, é de extrema importância que se observem os sintomas, seu perfil comportamental e cognitivo e que se identifique como a pessoa interage com o ambiente.

O tratamento do autismo engloba assistência multidisciplinar, com engajamento da família e de todos os profissionais envolvidos no tratamento, de forma que a criança desenvolva o máximo de suas potencialidades.