Maratona de Contos do Sesc acontece nesta sexta (23) em Gaspar
O município está recebendo nesta sexta-feira (23) uma Maratona de Contos do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Blumenau. O evento gratuito contou com a presença no período matutino do contador de histórias, Emiliano de Souza, e do mediador de leitura, Gelson Bini.
Na parte da manhã, Emiliano de Souza apresentou o espetáculo “Para Alegrar o Dia”, às 9h, na Sala de Leitura Vinicius de Moraes, localizada no Coreto Municipal. No período da tarde, às 14h, o mesmo espetáculo será apresentado no CDI Natalia Andrade dos Santos, que fica no bairro Lagoa.
Já o mediador de leitura, Gelson Bini, realizou a oficina “Guia de Leitura”, às 8h30, com alunos da Escola Honório Miranda, no Centro. A mesma oficina será promovida nesta tarde, às 13h30, na Escola Frei Godofredo, localizada no bairro Sete de Setembro.
A Maratona de Contos é uma realização do Sesc de Blumenau, em parceria com a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação e da Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostin.
Sobre o espetáculo “Para Alegrar o Dia”
O espetáculo reúne histórias divertidas e instigantes para crianças de dois a oito anos. O primeiro conto narra o drama de uma nuvem que não queria ser nuvem; o segundo descreve as peripécias da bicharada que queria descobrir qual o sabor da lua; há também a narrativa do macaquinho que todas as noites saía da sua cama para acordar o papai macaco; e por último a história do menino Dani que dormia numa cama grande e macia, até que um dia a porta do quarto…. Com a utilização de recursos visuais e canções infantis, ao som do violão, esta contação aborda temas relevantes para a faixa etária indicada.
Sobre a oficina “Guia de Leitura”
Apresentada para alunos do ensino médio, o objetivo principal desse projeto-ação é fomentar e aprimorar o gosto pela leitura e o conhecimento da literatura em mediadores de leitura. Por meio do projeto Guia de Leitura será possível divulgar a literatura – dos clássicos aos contemporâneos -, mas, principalmente, formar mediadores de leitura e leitores autônomos capazes de interpretar os textos de formas diferenciadas, ou seja, formar leitores capazes de releituras do mundo.
Mais informações:
Administradora da Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostin, Lúcia Kistner: 3332-5156