FMEL seleciona profissionais para iniciação esportiva

A Fundação Municipal do Esporte e Lazer lança nesta segunda-feira, dia 3, um novo edital para selecionar profissionais para a iniciação esportiva do Programa Novo Esporte. Serão contratados educadores físicos com formação e acadêmicos da área. O objetivo é ampliar o atendimento de escolinhas em diversas modalidades.

Local de trabalho, horários, dias e os esportes que cada profissional deverá desenvolver, serão confirmados posteriormente a seleção. “Esta é uma nova modalidade do Programa Novo Esporte, para que possamos ampliar ainda mais o atendimento às nossas crianças no contraturno escolar, com as escolinhas de diversas modalidades em cerca de 13 polos pela cidade”, destaca Roni Muller.

O Novo Esporte Gaspar é dividido em alguns eixos: Bolsa Técnico de Rendimento, Bolsa Técnico de Iniciação Esportiva, Bolsa Atleta de Rendimento, e Bolsa Auxiliar Técnico. São várias as modalidades atendidas, que serão ofertadas conforme a demanda da FMEL. Para os interessados em participar desta seleção para Técnicos de Iniciação e Auxiliares Técnicos, exige-se que sejam profissionais de educação física, que não estejam cumprindo penalidade esportiva e habilitados junto ao CREF. Já para os Auxiliares Técnicos, que sejam acadêmicos ou estejam matriculados em algum curso de Educação Física. As inscrições para este edital encerram-se dia 17 de maio.

O processo de seleção dos candidatos será realizado por uma comissão especial do programa. Serão analisados os documentos dos candidatos, dentro dos critérios de cada categoria. Considera-se o desempenho técnico, currículos esportivos, índices ou posição ocupada no ranking, caso houver. Não há um número exato de vagas neste edital, dependerá da demanda de procura dos interessados. Os selecionados, posteriormente assinam um termo de compromisso que é válido por seis meses, começando os trabalhos já no início de junho. Ano que vem, um novo edital será lançado e dependendo do estado da pandemia, em março os trabalhos voltam com foco nas competições e eventos.

O Programa

 

O objetivo é gerar oportunidades aos profissionais e estudantes da área, para que deem esse suporte aos trabalhos de iniciação esportiva. Em contrapartida, o programa destina para eles uma bolsa mensal contendo valores diferenciados para ambas categorias. No ano de 2019, mais de 800 crianças foram atendidas. Os novos membros, assim como os demais técnicos, são profissionais e estudantes de Educação Física que atuarão nas ações do Programa Novo Esporte. Criando condições que possibilitem a democratização das atividades de esporte educacional, incentivando assim o acesso de crianças e adolescentes às práticas esportivas. As atividades esportivas serão realizadas entre uma a duas vezes por semana, com 45min de duração. Devido a Covid-19 as turmas serão de 10 a 15 integrantes.

A FMEL busca com este edital, trazer mais profissionais para o programa, para ajudar a compor a equipe de iniciação ao esporte, onde se atende crianças de 9 a 16 anos das redes pública e municipal, assim como de instituições parceiras. O objetivo é promover mais saúde e lazer às crianças, tão necessária em época de pandemia. Como também, prepará-las para se tornarem atletas e ingressar nos times oficiais da FMEL. Outra consequência, é a oportunidade que profissionais e acadêmicos de educação física têm à disposição. Eles, que muitos são professores nas escolas, podem atuar em horários convencionais, antes ou após seu expediente e conseguindo assim, uma fonte de renda extra.

Durante sua existência, desde de 2018, várias conquistas já foram concretizadas graças ao programa. O time de Gaspar de futebol americano Black Hawks pela primeira vez participou da Liga Nacional de Futebol Americano vencendo seu jogo de estreia. No vôlei, no ano de 2019 a equipe masculina iniciante participou de uma competição nacional, vencendo o terceiro lugar e em dezembro o time feminino mirim fez história ao vencer a Competição Estadual, Liga Catarinense de Vôlei e Taça Paraná. Ainda naquele ano, times de judô da autarquia participaram da Copa Ippon, em São José, onde ganhamos três medalhas de ouro nas categorias sênior (Gabriel Stengreber), mirim sub 11(Maria Júlia de Souza Knopp) e mirim sub 15 (Alice de Andrade da Costa). Estes são alguns exemplos, mas outras diversas competições de variadas modalidades já foram realizadas.