Primeira escola municipal de Gaspar completa 85 anos

 

O mês de maio inicia de uma forma especial para os alunos, professores, funcionários e toda comunidade da Escola Municipal Vitório Anacleto Cardoso, no Bairro Margem Esquerda. A instituição de ensino, completa nesta quarta-feira, dia 4, 85 anos de existência. A primeira escola municipal de Gaspar terá um mês de celebrações, para lembrar a importância do educandário para todo o município. Atualmente são mais de 600 alunos matriculados.

Diante das limitações impostas pela Covid-19, a tradicional festa de aniversário que ocorre durante os anos, será adiada mais uma vez. Para a data não passar em branco, a gestão escolar em parceria com os alunos e professores, estão desenvolvendo diversas ações pontuais e comemorativas que devem percorrer por todo o mês.

Ao longo dos 85 anos de história, a escola foi expandindo e recebendo cada vez mais alunos, devido ao desenvolvimento econômico da cidade e a chegada de mais famílias na região. Em 1939 a escola inaugurou seu prédio próprio, com o nome de Porto Arraial. No ano de 1985, após uma expansão no número de alunos, o nome da escola mudou e, em 20 de agosto de 1988, foi inaugurada oficialmente a EEB. Vitório Anacleto Cardoso.

Vários moradores de Gaspar, principalmente do Bairro Margem Esquerda, foram alunos da unidade e relembram com carinho o tempo da escola, como é o caso do João Paulo Gern Hostin, que passou pelo educandário de 2006 a 2013. “Só tenho lembranças boas do tempo da escola. Os professores da época eram ótimos. A estrutura da escola sempre foi muito boa, e está cada vez melhor. O meu sentimento que tenho desses anos é só de gratidão”, destaca.

Durante os 85 anos, a escola já teve 17 diretores, entre eles o Waldemar da Conceição Lima Carvalho, que atuou entre os anos de 2009 e 2013. Antes de ser diretor da escola, o Sr. Waldemar atua na escola desde os anos 2000. “A escola é um marco na história de vida de muitos cidadãos gasparenses. Por aqui, foram iniciadas trajetórias de vidas incríveis e foi um espaço de construção e idealização de diversos sonhos. Ao longo desses 85 anos se tornou uma referência na área educacional de Gaspar. Atualmente a comunidade visualiza a escola como um local de excelência de ensino, destacando a qualidade da equipe de profissionais e a pedagogia da presença que a escola exerce”, conta com orgulho.

Há alguns meses na gestão escolar da Vitório Anacleto, a diretora Fabiana Jucira Deschamps, essa é a primeira vez que ela atua como diretora efetivamente de um educandário. “Está sendo uma experiência muito boa, um desafio. Essa é a primeira escola que atuo como diretora efetiva, além disso, tem a pandemia, aulas híbridas e vários protocolos, muito diferente, mas é uma ótima experiência, eu amo o que faço, a escola Vitório Anacleto é maravilhosa, tem um grupo de trabalho muito bom”, ressalta Fabiana.

Com o passar do tempo, a estrutura da escola passou por diversas melhorias estruturais, com um Ginásio Poliesportivo, ampliação de espaços físico, sala de professores, coordenação, arena de vôlei, vestiários masculino e feminino, lavação, banheiros adaptados e uma cobertura na área central da unidade.

História


Em 4 de maio de 1936 foi fundada a primeira escola na comunidade de Porto Arraial, na Margem Esquerda, chamada de Escola Municipal do Porto Arraial. Contava na época com 34 alunos (16 meninos e 18 meninas).

Com o passar dos anos e o crescente número de crianças na comunidade, constatou-se a necessidade de ampliar a escola. Foi criada então em 1984 a Escola Básica Professor Vitório Anacleto Cardoso, que recebeu este nome em homenagem ao seu primeiro professor.

Vitório Anacleto Cardoso era filho de Izaquiel Anacleto Cardoso e de Maria Muller Cardoso. Era casado com Fredervinda Bucher com que teve dois filhos: Henrique Cardoso e Euclides Cardoso. Faleceu em 10 de julho de 1941. Era natural de Gaspar e morava na Margem Esquerda. Foi professor no Gasparinho, na localidade de Arraial e no Porto Arraial. Tinha vocação para ser professor e lecionava também em sua casa dando aulas particulares e de religião.

No ano de 1985 se iniciou a primeira turma de 5ª série da Escola de Educação Básica Vitório Anacleto Cardoso. Em 20 de agosto de 1988 foi inaugurado o novo prédio que possui 834 m² de área construída, distribuídos em salas de aula, salas de professores, administração, cozinha, biblioteca, refeitório e quadra de esportes.

A Escola de Educação Básica Professor Vitório Anacleto Cardoso atende hoje alunos do 1º ano ao 9º ano do ensino fundamental, nos períodos matutinos e vespertinos.

Em 2013 foi inaugurada a reforma e ampliação dos espaços físicos, como: Ginásio Poliesportivo, sala de professores, coordenação, arena de vôlei de areia, vestiários masculino e feminino, lavação, banheiros adaptados e a cobertura na área central da unidade.