Gaspar Grande e Coloninha terão uma nova via

Nesta segunda-feira, dia 17 de maio, foi assinada a autorização de início das obras de abertura de nova via e pavimentação. A nova rua irá interligar as Ruas José Eberhardt e Prefeito Leopoldo Schramm. O projeto conta com revisão de drenagem, pavimentação asfáltica, ciclovia e sinalização. A execução da via faz parte do Plano de Circulação Viária do município e deve facilitar a trafegabilidade entre os bairros Coloninha e Gaspar Grande, bem como beneficiar a comunidade em geral.

Conforme o cronograma, os trabalhos serão iniciados pela remoção da vegetação atual e limpeza da área seguido pelos trabalhos da rede de drenagem. Serão instalados cerca de 100m de tubos de concreto com diâmetros variando de 30cm a 40cm que serão interligados na rede existente.

Quanto a pavimentação asfáltica que chega em seguida, será constituída por três camadas. O subleito que já existe e não necessita de reforço, sub-base (rachão), base (brita granulada) e revestimento asfáltico. O terreno destinado para a implantação da via, já permaneceu aberto para tráfego de veículos por aproximadamente um ano. Sendo assim, o solo já está bem compactado. A empresa vencedora da licitação foi a gasparense Pacopedra Pavimentadora, com o valor orçado em aproximadamente R$452.878,63. Ao todo a via contará com aproximadamente 296 metros de extensão.

A via foi projetada para ter 8 metros de largura para duas pistas, e calçadas de cerca de 2 metros em cada lado da via, totalizando 12 metros de largura. Finalizando a pavimentação, a via receberá sinalização vertical e horizontal, onde ganhará ciclovia. O projeto também contempla instalações para distribuição de rede elétrica e iluminação pública. Conforme o projeto de sinalização realizado, o intuito inicial é que a via seja de sentido único, da Rua Pref. Leopoldo Schramm com saída para a Rua José Eberhardt. Assim será possível que condutores sigam sentido Blumenau, com a saída no Binário da Coloninha, também de sentido único.

A moradora da rua, Kelly Moser, vive há 51 anos no local e se diz bastante contente com a obra. “É uma realização essencial, pois a via atravessará o Coloninha para quem vêm do Gaspar Grande. Temos outras transversais mais são muito estreitas, esta será mais larga facilitando a passagem de transporte público, por exemplo”, destaca a moradora. “Também fico feliz pelas crianças que saem da entrada do Gaspar Grande para estudar na Escola Ivo D’Aquino, agora terão uma maior segurança. Estamos muito contentes e agradecemos por essa obra”, finaliza.

“A abertura de novas vias, como essa e o Anel de Contorno, fazem parte do nosso plano de melhoria da mobilidade urbana. Com novas alternativas, podemos garantir mais agilidade ao tráfego e, consequentemente, mais segurança e conforto às pessoas”, explica o prefeito Kleber Wan-Dall.

A obra foi projetada via Secretaria de Planejamento Territorial a qual também deve realizar a fiscalização da execução. A Pacopedra deve iniciar os trabalhos dentro de no máximo 20 dias e a previsão é que esteja finalizada dentro de três meses.