Vacina contra Gripe está disponível para trabalhadores da educação

A campanha de vacinação contra o vírus da gripe H1N1 será ampliada a partir desta quinta-feira, dia 20. Agora todos os trabalhadores da educação têm direito ao imunizante. A Prefeitura de Gaspar e a Secretaria Municipal da Saúde informam que, para garantir sua dose, é necessário apresentar o último holerite.

Nesta fase, todos os profissionais da área serão contemplados, diretores, coordenadores, merendeiras, serventes, entre outros. A vacinação também segue para pessoas de 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, crianças entre 6 meses até 6 anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres com filhos de até 45 dias), povos indígenas e professores da rede pública e particular de ensino.

As unidades onde a vacina contra a gripe/H1N1/influenza são: Barracão, Santa Terezinha, Poço Grande, Sete de Setembro, Centro, Figueira, Gasparinho, Gaspar Grande, Lagoa, Bela Vista, Belchior, Margem Esquerda (Unidades I e II) e Coloninha.

Vale destacar que a vacina não imuniza contra a Covid, mas é uma forte aliada para combater as influenzas H1N1, H3N2 e influenza de tipo B Victoria. São doenças respiratórias que podem ser perigosas a pessoas com baixa imunidade. A vacinação protege essas pessoas, fazendo com que haja menos procura nos atendimentos de saúde para tratar estas doenças. Resultando em mais atenção para os casos de Covid. Mas para os que também estão nos grupos de vacinação contra a Covid, devem se planejar. A recomendação é que as pessoas que tomem as vacinas com um intervalo mínimo de 14 dias entre elas.