Gaspar inicia vacinação contra COVID-19 para população geral
A Prefeitura de Gaspar inicia nesta segunda-feira, dia 7, a vacinação para população em geral conforme faixa etária. A ação será em sistema de drive-thru para pessoas com 59 anos completos que residem em Gaspar. O horário será dividido por mês de nascimento para garantir a organização. É necessário estar cadastrado no Sistema de Saúde do município e apresentar documento de identidade com foto e CPF e comprovante de residência atual.
O drive inicia às 13h com nascidos em janeiro, fevereiro e março; 14h para nascidos em abril, maio e junho; 15h para nascidos em julho, agosto e setembro; e 16h para nascidos em outubro, novembro e dezembro.
Além do drive para pessoas com 59 anos, a vacinação segue nos conteineres para o público já iniciado: pessoas acima de 60 anos, pessoas com comorbidades (conforme lista do Plano Nacional de Imunização), gestantes e puérperas COM comorbidades, e profissionais da educação previamente cadastrados.
Importante
O Ministério da Saúde não indica a aplicação da vacina da gripe ao mesmo tempo em que a da Covid-19. A recomendação é que as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários esperem um intervalo de no mínimo 14 dias entre uma vacinação e outra.
Vacina do Bem
A Prefeitura de Gaspar, por meio do Sistema de Comando em Operações contra a COVID-19, arrecada alimentos no Centro de Vacinação. Os alimentos serão entregues à Conferência Vicentina, que distribui para as famílias que estão em vulnerabilidade social, cadastradas na entidade. Os alimentos não perecíveis podem ser entregues durante as ações de vacinação na Arena Multiuso Prefeito Francisco Hostins.
Até o momento já foram arrecadas pelo Campanha Vacina do Bem mais de 580kg de alimentos. A campanha continua recolhendo alimentos no Centro de Vacinação. A Conferência Vicentina reforça que os itens prioritários de doação nesse momento são café em pó, óleo de soja, leite integral e pacotes de biscoito. Além disso, a entidade pede, se possível, a doação de produtos de higiene pessoal, como sabonetes, creme dental, absorventes, shampoo e papel higiênico.
Esta ação faz parte da Campanha Fica Bem Gaspar, lançada no ano passado com o objetivo de agregar todas as ações em prol das pessoas no enfrentamento à pandemia.