Defesa Civil de Gaspar registra quatro ocorrências por conta das chuvas

A Defesa Civil de Gaspar registrou quatro ocorrências nas últimas horas por conta das chuvas volumosas que ocorreram durante a madrugada desta quarta-feira, dia 9. Foram atendidas duas ocorrências de situação estrutural de residência e um alagamento. As ruas atingidas foram: Rua Pedro Inácio Bernardes, no Bairro Margem Esquerda, Rua Paulo Poffo e Eugênio Marchi, localizadas no Bairro Santa Terezinha, além de um deslizamento de terra no Bairro Gasparinho. O órgão segue acompanhando todos os casos.

Em apenas 12 horas foram registrados 70 mm de água, a previsão é de que as chuvas continuem volumosas até quinta-feira (10). A Defesa Civil de Gaspar segue em estado de atenção com possível risco de deslizamentos.

Prevenção

Por conta do solo encharcado, não se descarta a possibilidades de deslizamentos e erosões nos terrenos. Pessoas que residem próximos a encostas e áreas de risco, deverão ficar atentas a qualquer movimentação. Caso algum movimento de solo for notado, a orientação é ligar imediatamente para o número 199 e, em casos mais graves sair de casa e procurar abrigo.

Em casos de alagamentos ou acúmulo de água em vias é importante evitar contato com as águas e não dirigir nesses locais. Também evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e ter cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

A equipe da Defesa Civil realiza o monitoramento constante, além de reforçar os plantões nos próximos dias. O 199 da Defesa Civil segue com os atendimentos para emergências.

Para acompanhar as atualizações da medição do rio e cotas de enchente, a Defesa Civil disponibiliza o site: 

Defesa Civil de Gaspar

 

Além disso, o órgão disponibiliza o App Alerta Gaspar disponível na loja de aplicativos.

Baixar app usuário Apple: 

‎Alerta Gaspar

 

Baixar o app usuário Android: 

Alerta Gaspar – Apps on Google Play