Gaspar vacina 1.200 pessoas com 50 a 54 anos em drive thru

A Prefeitura de Gaspar, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde, realizou na manhã desta sexta-feira, o drive-thru de vacinação, da primeira dose para o público de 50 a 54 anos, sem comorbidades. Todas as 1.200 doses disponíveis foram aplicadas na população. A partir de segunda-feira, o Centro de Vacinação na Arena Multiuso Prefeito Francisco Hostins volta ao normal com atendimento durante a semana para todos os públicos já inciados.

    Dezenas de veículos formaram uma grande fila, no Centro de Vacinação Prefeitos Francisco Hostins, repetindo o sucesso da campanha, que ocorreu no drive da última quarta-feira, onde foram vacinadas pessoas de 55 a 59 anos. Com cerca de 6 pontos de vacinação simultâneos, a espera pela aplicação era em média 1 hora.

    Toda a ação do Drive Thru desta sexta, ocorreu de forma calma e ordenada, seguindo a mesma fórmula dos anteriores. As pessoas chegavam com carros próprios, motocicletas, caminhões, táxis, carro de aplicativo de transporte, carro da empresa dentre outros meios. Lá também receberam o adesivo da Campanha Vacina do Bem. Na qual é possível colaborar com alimentos não perecíveis e produtos de higiene para a doação à famílias em vulnerabilidade afligidas pela pandemia. “Foi bonito ver mais um grandioso drive vacinando uma quantidade tão grande de pessoas, estamos fazendo o melhor para manter o ambiente ainda mais humanizado, alegre, com música, para tornar esse momento feliz”, destaca Silvânia Janoelo dos Santos, Secretária Municipal da Saúde.

    Havia muita gente se sentindo realizada com o recebimento do imunizante. “Ansiosa pela segunda dose, para estar logo imunizada, a gente trabalha e precisa estar com a saúde em dia, eu acredito muito nas vacinas. Salvam nossas vidas”, relata Ivonete Bernardes Mendes do Bairro Margem Esquerda. A Dona Marilza do Águas Negras, no Bairro Figueira, também foi receber sua dose e comenta. “A espera foi longa mas chegou meu dia, ele (marido) já foi vacinado e espera a segunda dose, hoje sou eu, e se tudo der certo logo será meu filho de 26 anos que mora conosco e os demais que ainda não estão no público alvo”, finaliza a moradora.

    Com este iniciado hoje, os grupos que estão sendo vacinados são: Pessoas de 50 a 59 anos, sem comorbidades. Idosos com mais de 60 anos. Maiores de 18 anos com uma ou mais das comorbidades listadas em (https://bit.ly/2TmlZGK), maiores de 18 anos com deficiência permanente, gestantes e puérperas também com comorbidades (somente CoronaVac está se aplicando a este grupo), professores que se cadastraram e caminhoneiros. Atestados, declarações, exames, laudos e outros tipos de documentações serão aceitas desde que assinada pelo médico e com a nomenclatura correta da comorbidade. Ou se pode apresentar o modelo a seguir, assinado pelo médico (https://bit.ly/2RKhC7Y).

    Semana que vem será dada a continuação da vacinação dessas pessoas. O Centro de Vacinação estará aberto das 8h às 15h da tarde sem fechar para o almoço. Os documentos que devem ser levados para todos é um documento de identificação com foto, CPF ou carteirinha do SUS e comprovante de residência. Professores, levar comprovante de vínculo empregatício assinado pelo diretor (a) e caminhoneiros, levar carteira de habilitação C, D ou E e comprovante de vínculo empregatício, caso seja autônomo, pode levar assinada a seguinte autodeclaração (https://bit.ly/3cBbvtY).