Voluntários auxiliam com a medição de chuvas em Gaspar
Todos os dias, voluntários da Defesa Civil de Gaspar, observam o nível de chuva no município. O órgão recebe informações de uma rede de voluntários que possuem pluviômetros instalados nas suas propriedades.
A observadora Ofélia Maria Campigotto, moradora do Bairro Gaspar Grande, é uma dessas pessoas. Ofélia se divide entre o trabalho de piscicultora e a leitura do pluviômetro. A iniciativa de se tornar voluntária começou por conta do trabalho. “Como atuamos e trabalhamos na piscicultura, a água é muito importante para nós. Saber os dados sobre as chuvas aqui na nossa região é fundamental”, conta Ofélia.
Desde 2019, a moradora anota em agendas os dados sobre a chuva. “Quando chove, vou ao pluviômetro e imediatamente faço as anotações e comunico o nível de chuva”, explica. O pluviômetro foi fornecido pela Associação dos Aquicultores de Gaspar – Aquipar.
Dona Ofélia faz parte de uma rede de voluntários da Defesa Civil de Gaspar, que auxilia na medição das chuvas no município. Essas pessoas possuem em suas propriedades pluviômetros manuais e contribuem para mapear a intensidade das chuvas. Durante as chuvas da madrugada de quarta-feira (9) a rede de voluntários conseguiu identificar o local onde houve um volume maior de chuvas em Gaspar.
De acordo com o agente e responsável pelo monitoramento de pluviômetros da Defesa Civil em Gaspar, André Leonardo Darós, o trabalho voluntário é fundamental para prevenção. “Os próprios moradores dos bairros fazem um trabalho de prevenção, com o monitoramento do pluviômetro nas comunidades. Conseguem identificar a intensidade da chuva em tempo real”, explica André.
A medição de água em Gaspar é feita por meio de pluviômetros automáticos, semiautomáticos e manuais. Os automáticos geram dados que são processados através de uma plataforma especializada, e enviados em tempo real para o site oficial do órgão, além do app Alerta Gaspar. Atualmente, são nove modelos de pluviômetros automáticos que estão espalhados em pontos estratégicos do município.
Também há quatro modelos de pluviômetros semiautomáticos, que necessitam de pessoas para recolher os dados. A leitura desse modelo de pluviômetro é realizada pelo agente André, além de voluntários.
Para ser voluntário, é preciso ligar para o telefone (47) 3331-1899 ou enviar WhatsApp para 99930-4343 e demonstrar disponibilidade. A Defesa Civil instrui o morador e ele pode contribuir com a leitura de dados.