Gaspar inicia a vacinação em lactantes
A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, inicia nesta segunda-feira (21) a vacinação contra a Covid-19 em lactantes (mulheres em fase de amamentação) com crianças de até seis meses de idade. A vacinação deste grupo foi autorizada pelo Governo do Estado e será realizada através de um calendário estipulado pelo órgão. Para receber a dose do imuno é necessário apresentar um comprovante da condição e prescrição médica com a orientação da vacina. Além das lactantes, com a chegada da Pfizer e mais doses da CoronaVac, Gaspar retoma a vacinação de gestantes e puérperas sem comorbidades acima de 18 anos.
Esse novo grupo só poderá ser vacinado com doses de CoronaVac e Pfizer/BioNTech, conforme orientação do Governo Estadual. Para que tenham direito à vacinação contra Covid-19, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), sem comorbidades, precisam comprovar a condição por meio de relatório médico, carteira de acompanhamento da gestante/pré-natal, declaração de nascimento da criança ou certidão de nascimento. Além disso, a vacina deve ser prescrita pelo médico que acompanha a mulher, após análise conjunta da avaliação de riscos e benefícios do uso.
As lactantes devem apresentar prescrição ou declaração médica que ateste a sua condição, além de documento de identidade com foto e/ou cartão SUS e relatório médico ou prescrição indicando a vacina contra Covid-19. É obrigatório apresentar a certidão de nascimento do bebê. Inicialmente serão vacinadas as mulheres em fase de amamentação com crianças até seis meses de idade.
A ordem de vacinação das lactantes depende do quantitativo de doses recebidos pelo Município e deverá atender aos seguintes critérios e datas, estipulados pelo Governo do Estado:
Lactantes que amamentam crianças com até 6 meses: a partir de 19 de junho.
Lactantes que amamentam crianças entre 6 meses a < de 1 ano: a partir de 26 de junho.
Lactantes que amamentam crianças entre 1 ano a < de 2 anos: a partir de 03 de julho.
Lactantes que amamentam crianças maiores de 2 anos: a partir de 10 de julho.
A Nota Técnica pode ser acessada na íntegra através do link: http://dive.sc.gov.br/notas-tecnicas/docs/NT29.pdf
Vacina do Bem
A Prefeitura de Gaspar, por meio do Sistema de Comando em Operações contra a COVID-19, arrecada alimentos no Centro de Vacinação. Os alimentos serão entregues à Conferência Vicentina, que distribui para as famílias que estão em vulnerabilidade social, cadastradas na entidade. Os alimentos não perecíveis podem ser entregues durante as ações de vacinação na Arena Multiuso Prefeito Francisco Hostins.
Até o momento já foram arrecadadas pela Campanha Vacina do Bem mais de 600 kg de alimentos. A campanha continua recolhendo alimentos no Centro de Vacinação. A Conferência Vicentina reforça que os itens prioritários de doação nesse momento são café em pó, óleo de soja, leite integral e pacotes de biscoito. Além disso, a entidade pede, se possível, a doação de produtos de higiene pessoal, como sabonetes, creme dental, absorventes, shampoo e papel higiênico.
Esta ação faz parte da Campanha Fica Bem Gaspar, lançada no ano passado com o objetivo de agregar todas as ações em prol das pessoas no enfrentamento à pandemia.
O Centro de Vacinação fica no Bairro Margem Esquerda, Rua Hercílio Fides Zimmermann, na Arena Multiuso. O horário de funcionamento é das 8h às 15h da tarde.