Gaspar esgota vacinas contra COVID-19 disponíveis na cidade
A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, informa que o Centro de Vacinação, na Arena Multiuso Prefeito Francisco Hosntins, estará fechado na tarde de terça-feira (22). As vacinas contra a Covid-19 disponíveis no município foram todas aplicadas. As pessoas que estão no Centro de Vacinação e já receberam a senha foram imunizadas. Somente nesta segunda-feira, 21, foram aplicadas 820 doses do imuno com a ação em horário diferenciado. O quantitativo recebido na sexta-feira a noite foi de 1.100 doses. Pessoas com a segunda dose agendada ainda podem comparecer ao Centro de Vacinação das 8h às 15h.
A previsão é de que novas doses sejam enviadas em breve para que a imunização continue. Assim que o município receber essas vacinas, a Prefeitura deve reabrir o Centro de Vacinação e informar a população através de seus canais oficiais. Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, cerca de 20 mil gasparenses já foram imunizados pelo menos com a 1ª dose da vacina. Devido ao envio de doses escasso por parte do Ministério da Saúde e para evitar qualquer desperdício de doses, a Saúde pede que as pessoas que precisam tomar a segunda dose nos próximos dias enviem mensagem para o WhatsApp 3703-3777, para agendamento.
Com o recebimento de novas remessas a Secretaria Municipal de Saúde ainda prevê a vacinação em horários alternativos como períodos noturnos e finais de semana. “Estamos alcançando uma faixa etária que está ativa no mercado de trabalho, por isso percebemos a importância de vacinação em horários alternativos. Mas para isso, dependemos do envio de novas doses pelo Ministério da Saúde”, explica a secretária de Saúde, Silvania Janoelo dos Santos.
Neste momento, os grupos que estão sendo vacinados em Gaspar são:
- Pessoas com 50 anos ou mais;
- Pessoas com comorbidades com 18 anos ou mais;
- Pessoas com deficiência permanente com 18 anos ou mais;
- Gestantes e puérperas com laudo/prescrição médica;
- Lactantes (mulheres em fase de amamentação) com crianças de até seis meses de idade (conforme calendário Governo Estadual)
- Profissionais da saúde, educação, segurança e salvamento;
- Caminhoneiros e profissionais de transporte com carteira C, D ou E em atividade;