Gaspar terá abordagem e abrigo temporário
A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Assistência Social, e com o apoio da Defesa Civil, abre nesta quarta-feira, dia 30 um abrigo temporário para pessoas em situação de rua, por conta das previsões de frio intenso. O abrigo será aberto no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Maria Hendricks, no Bairro Sete de Setembro, a partir das 20h até às 7h do dia 1º. A Secretaria de Assistência Social também poderá abrir o abrigo em outras noites, mediante necessidade.
O objetivo da ação é acolher pessoas em situação de rua. O Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Maria Hendricks, no Bairro Sete de Setembro servirá de abrigo temporário. Equipes formadas por servidores da Assistência Social, Defesa Civil e voluntários estarão no local para providenciar alimentação. No local será disponibilizado camas, cobertores e local para banho. Equipes de abordagem trabalharão nas ruas para acolher pessoas que queiram ser encaminhadas ao abrigo. Caso a população identifique pessoas com essa necessidade, podem acionar o telefone de plantão (47) 99993-4303
Nos outros dias da semana, segunda-feira (28), terça-feira (29), quinta-feira (01) e sexta-feira (02) será realizado o serviço de abordagem social. As equipes farão entrega de alimento, cobertores, bebidas quentes, máscaras para Covid-19, além de encaminhamentos para a equipe do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS). Durante a abordagem são realizados encaminhamentos para os equipamentos sociais ofertados pelo Município, concedido transporte para os locais de origem e também prestada assistência com eventuais conduções para tratamentos em saúde. Também são repassadas informações sobre os cuidados em transitar pelas ruas e avenidas.
O secretário de Assistência Social, Salésio Conceição conta sobre a necessidade do trabalho no município. “Queremos atender e identificar os casos de risco pessoal e social das ruas de Gaspar. É fundamental garantir o acesso a direitos básicos, além de oferecer uma atenção às necessidades mais imediatas das pessoas que estão passando por alguma vulnerabilidade”, explica.
Além disso, a abordagem social conta com uma equipe multidisciplinar, composta por Assistentes Sociais, psicólogos, Educadores Sociais e agentes da Defesa Civil, que atuam identificando as demandas que possibilitam as pessoas em situação de rua uma reinserção familiar e social. “São ações humanizadas e de reintegração”, complementa Salésio.
Recomendações e cuidados com o frio
Durante o período de frio intenso, a Defesa Civil recomenda atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.
A Defesa Civil também adverte aos agricultores para a tomada de medidas preventivas com a geada. Nas rodovias, o alerta é para o tráfego em áreas serranas, porque há risco de gelo na pista. Evite acelerar e desacelerar bruscamente mantenha uma distância segura do carro a sua frente e tente antecipar a necessidade de parar o carro para evitar usar os freios.