Alistamento Militar tem prorrogação de mais 60 dias

A Prefeitura de Gaspar informa, que foi prorrogado por mais 60 dias, o prazo para alistamento militar, para jovens do sexo masculino com 18 anos completos ou faz ainda este ano (nascidos em 2003). A data de encerramento que seria 30 de junho passa a ser 31 de agosto. De acordo com o que informa o Ministério da Defesa, no Decreto acatado neste último dia 28 de junho, a medida se fez por conta da pandemia. Muitos municípios ainda estão com algumas atividades que envolvem o serviço obrigatório, paralisadas. A prorrogação também contribuirá para que haja mais inscrições. Sendo que desde o ano passado, passou a estar disponível online e muitos ainda podem ter dificuldades. Bem como outros que ainda não têm acesso à internet.

 

Para realizar o alistamento online, primeiro, o jovem deve cadastrar uma conta no site do Governo Federal pelo link: (https://www.gov.br/pt-br/servicos/criar-sua-conta-meu-gov.br). Feito isso, poderá solicitar o alistamento pelos aplicativos “Exército Brasileiro”, disponíveis em: (http://www.eb.mil.br/aplicativos-mobile). Ou pelo site: (https://alistamento.eb.mil.br/). Nas duas versões o login criado no site do governo será exigido, portanto anote sua senha. O restante da programação, datas, horários, poderão ser acompanhados pelas plataformas. “Estamos com uma adesão positiva de inscritos via internet. Na nossa região, que engloba algumas cidades vizinhas, todos os anos há cerca de 500 a 5050 alistamentos e média de 300 selecionados. Gaspar, este ano já conta com selecionados, que deverão se apresentar posteriormente no quartel”. Conta Cristiane Costa Pamplona, responsável pelo atendimento da junta militar municipal.

 

Alistamentos presenciais e esclarecimentos de dúvidas, ainda podem ser realizados presencialmente. Para isto, basta procurar o “Atende Fácil” da Prefeitura, logo na entrada. Horário de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h. “A maioria que procura atendimento presencial na junta, são aqueles que perderam o prazo quando tinham 18 anos, moradores novos que ainda estão arrumando suas documentações e aqueles que têm dificuldades de fazer o cadastro no site do governo”. Finaliza Cristiane. A prefeitura também destaca que sem o documento de dispensa o cidadão é excluído de vários serviços como tirar passaporte, matricular-se em instituições de ensino, ingressar no serviço público, participar de concursos, dentre outros. O setor atende pelo telefone (47) 3331-6360 (com WhatsApp).