Retomada de iniciativas esportivas marca primeiro semestre

A Fundação Municipal de Esporte e Lazer – FMEL de Gaspar conta com equipes esportivas, que participam dos mais variados tipos de competições ou eventos esportivos na região e outras localidades. Também é responsável pela realização de eventos esportivos no município, atende as áreas de esporte e lazer dos bairros e apoia organizações que trazem ações neste sentido. O esporte, como um todo, foi uma das atividades mais afetadas pela pandemia gerada pelo surto mundial de coronavírus. Com isto, campeonatos, competições, festivais, atividades em grupo, treinos por exemplo, não puderam mais ser realizados.

 

Atualmente com a retomada gradual de várias atividades, o esporte também está voltando a estar presente na vida dos gasparenses. Apesar da situação, neste ano, nos primeiros seis meses algumas importantes realizações foram possíveis pela autarquia. Logo no mês de janeiro, foi anunciada a ampliação do Programa Novo Esporte, o qual passou a ofertar o Bolsa Auxiliar Técnico. O Programa Novo Esporte engloba diversos dos principais projetos da FMEL, dentre eles o Bolsa Atleta de Rendimento, Bolsa Técnico de Rendimento, Bolsa Técnico de Iniciação, Bolsa Auxílio Técnico e o Projeto Iniciação Esportiva.

 

Hoje, um dos carros chefe da fundação, é o Iniciação Esportiva, o qual neste ano de 2021 conta com o total de 12 polos já iniciados em vários locais do município, quatro modalidades esportivas e mais de 300 crianças atendidas. O Projeto Iniciação Esportiva é destinado a crianças de 06 a 16 anos e é realizado em conjunto com a Secretaria Municipal da Educação – Semed, a qual disponibiliza infraestrutura e auxilia na integração dos alunos. Basicamente as escolinhas contam com os colaboradores integrados nas bolsas no Novo Esporte ou efetivos da FMEL os quais realizam a prática dos esportes com os jovens.

 

São encontros em horários extra classe, com no máximo uma hora de duração. “É uma ótima oportunidade para incentivar as crianças ao esporte, temos atualmente voleibol, futebol, futsal e jiu jitsu por exemplo, mas a ideia é ampliar, tanto em novas modalidades, quanto aos polos. Inclusive, um edital está aberto para o Bolsa Técnico de Iniciação até o dia 16 de julho”, destaca Roni Jean Muller, diretor-presidente da Fundação Municipal de Esporte e Lazer. “Atualmente são 22 profissionais envolvidos no projeto, os quais agradecemos pela dedicação em cada momento”, finaliza.

 

Em parceria com a Polícia Militar, a fundação do esporte deu início a um projeto que preza pela segurança dos polos esportivos. Rondas são realizadas nestes locais, principalmente por conta de alguns terem atividades em períodos noturnos. O intuito é inibir atos ilícitos e a presença de suspeitos que não fazem parte do ambiente escolar. “Nos dados atuais, estamos com 57% das vagas ocupadas com a participação de 378 alunos. Nossa meta inicial, com 4 modalidades, é buscar atingir pelo menos 80% dessas vagas, ou seja, próximo a 520 alunos participando do projeto. Dessa forma, a partir dessa semana, estaremos avaliando núcleo a núcleo a possibilidade de realizar uma ‘busca ativa’ dos alunos. Se necessário, diminuir ou aumentar a faixa etária, visando contemplar o máximo de alunos possível, sempre primando pela qualidade do serviço prestado, dentro das normas de segurança”, comenta Roni.

 

Em abril deste ano, foi lançado pela FMEL o Programa Lazer em Foco. Trata-se de um inédito projeto que deve modernizar e ampliar 29 áreas de esporte e lazer em todos os bairros, além da construção do novo Parque Bela Vista, na Rua Adriano Kormann – Bela Vista. O parque já encontra-se em execução onde boa parte da fundação já foi finalizada. São mais de 3.000m² que contará com quadra de vôlei de areia, quadra de futebol de areia, arquibancada, playground infantil, estacionamento, pista de corrida, ciclovia, calçada e uma pista de skateboard.

 

“Será o maior investimento já realizado no esporte e lazer na nossa comunidade, temos esse compromisso de entregar obras de alta qualidade e revitalizar essas áreas mapeadas. O parque da Rua Niterói no Bairro Margem Esquerda já está em execução e será entregue à comunidade nos próximos dias”, salienta Roni. Ainda com foco no retorno seguro dos eventos esportivos, a Prefeitura de Gaspar juntamente com a FMEL e Semed realizaram o cadastramento de árbitros, juízes e similares para integrar as bancas julgadoras neste ano.

 

Foi neste ano também, que os valores das bolsas referentes ao Programa Novo Esporte, tiveram reajuste, aumentando os valores. Por fim, recentemente Gaspar sediou a 1ª Etapa do Ranking Estadual de Downhill com a colaboração da Fundação Municipal de Esportes. Evento com restrição a público, aconteceu entre os dias 26 e 27 de junho, na pista de mountain bike do Espaço Terral no “Morro do Parapente”. “A fundação também tem como objetivo apoiar projetos de terceiros, mas que fomentam o esporte na cidade. Todos nós da FMEL estamos satisfeitos com os trabalhos já realizados este ano, vamos manter este ritmo”, finaliza Roni Muller.

 

Para mais informações: Roni Jean Muller. Diretor-Presidente da Fundação Municipal de Esporte e Lazer. Fone (47) 3332-2679.