Gestão Administrativa fecha primeiro semestre com balanço positivo

   Com o propósito de assegurar a aplicação correta dos recursos e fortalecer a transparência, com credibilidade e sempre pautada na ética, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria da Fazenda e Gestão Administrativa, finaliza o primeiro semestre de 2021 com um balanço positivo. Várias ações foram desenvolvidas na intenção de aproximar cada vez mais o município da sociedade, por meio de mecanismos que estimulam o acesso à informação e controle na utilização de recursos públicos.

   Para manter o ritmo frente à pandemia, a Secretaria tirou do papel alguns projetos importantes, é o caso do Aprova Digital. O sistema tem o objetivo de desburocratizar e dar mais transparência nos processos de licenciamentos ambientais e construções. Desde o lançamento, foram 274 processos abertos e 1.385 consultas de viabilidade online. Os resultados apontam uma grande agilidade ao longo do processo, documentos que antes levavam em torno de 30 dias para serem liberados, agora, apenas cinco.

   Além disso, houve um aumento de 16% na arrecadação tributária, comparado com o mesmo período de 2020. Entre o destaque, está à arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) com uma arrecadação de R$ 9.630.734,33. Outro fator importante para conquistas desses resultados é o programa de Recuperação Fiscal (Refis), que arrecadou um montante de R$ 1.197.000,00. Os dados foram contabilizados até o dia 30 de junho.

   O secretário da Fazenda e Gestão Administrativa, Roberto Pereira, destaca o momento oportuno de Gaspar. “Estamos vivenciando um cenário de pandemia há um ano. Buscamos um equilíbrio econômico – financeiro e através de ações que nossa equipe implementou, conseguimos alcançar esses resultados e promover uma melhoria na vida dos cidadãos gasparenses”, ressalta.

   Outro avanço da pasta é referente às ações de modernização que foram intensificadas na área de atendimento direto ao cidadão. O Atende Fácil, por exemplo, já realizou mais de 25.690 atendimentos durante todo o semestre. Desde 1º de fevereiro, o Atende Fácil possui um totem que recebe registros de avaliações dos contribuintes que utilizam dos serviços. De acordo com a análise dos dados, a média geral de todos os setores é de 87, considerado um serviço excelente, conforme os métodos do Net Promoter Score (NPS).

   Gaspar se prepara para melhorar os serviços que afetam diariamente a vida do cidadão. Até final de julho, a prefeitura terá Datacenter Cloud Service e um novo de serviços de telefonia baseado na tecnologia de Voz sobre IP, que são serviços de melhorias significativas para todos os órgãos municipais e isso, refletirá em um melhor atendimento ao cidadão, seja nos atendimentos realizados presencialmente ou através dos serviços digitais.

   De acordo com o secretário da Fazenda e Gestão Administrativa, Roberto Pereira, esses são serviços que aumentarão a qualidade do atendimento. ”O bom funcionamento de todos os serviços oferecidos por um órgão público, passa de alguma maneira, pela condição da tecnologia investida em um datacenter. Com essa mudança, vamos garantir mais estabilidade, segurança prestação de serviços de qualidade, além de economia”, explica.

Avanços na Mobilidade Urbana

   Além de todas as ações envolvendo o dinheiro do contribuinte e melhorias no atendimento, a Secretaria da Fazenda e Gestão Administrativa também é responsável pela Superintendência de Trânsito (Ditran). Durante esses seis primeiros meses, foram realizados mutirões de revitalização das sinalizações das vias do município. São 40 ruas de Gaspar que tiveram melhorias na sinalização.

   O objetivo é proporcionar mais qualidade de vida e principalmente segurança aos pedestres, motoristas e ciclistas de Gaspar. Foram realizadas melhorias em sinalização horizontal (sob a estrada) e sinalização vertical (placas).

   Outra mudança significativa é a implantação do novo sistema de transporte coletivo urbano. No último domingo (04), a empresa Expresso Presidente, iniciou as atividades em Gaspar. O novo contrato possui uma vigência de um ano e pode ser prorrogado conforme as previsões legais. A nova empresa terá linhas para atender toda a população gasparense.

Valorização dos Servidores

   Com o intuito de valorizar os servidores municipais, a prefeitura através da secretaria, apresentou uma nova proposta de Planos de Cargos, Carreiras e Vencimentos. Para demonstrar o compromisso com o servidor, a nova proposta alinha a função, além de motivar a classe com oportunidades de desenvolvimento profissional. O PCCV foi apresentado para todos os servidores, através uma transmissão online, e agora segue em discussão entre sindicato e servidores de cada setor.