Em meio a pandemia, Saúde finaliza semestre com fortes investimentos

Mesmo em meio ao enfretamento à pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, continua com fortes investimentos em saúde pública, ampliando o acesso da população aos serviços, entre outras ações.

 

A vacinação contra a Covid-19 iniciou no dia 21 de janeiro no município, até o momento, mais de 25 mil gasparenses já estão com a primeira dose do imuno aplicada. Além disso, para garantir o conforto de quem procura por esperança, através da vacinação, a secretária abriu o Centro de Vacinação, na Arena Multiuso Prefeito Francisco Hostins, para concentrar a campanha de vacinação. No local, além de um sistema para realização de Drive Thru, também há contêiners climatizados, que são utilizados como sala de aplicação de vacinas.

 

No Centro de Vacinação, também foi criada a Campanha “Vacina do Bem”, que conta com o apoio da Conferência Vicentina. O objetivo da campanha é incentivar a doação de alimentos, no um momento que os cidadãos forem tomar a vacina contra a Covid-19. A distribuição é realizada pela conferência, para famílias que estão em vulnerabilidade social. Até o momento, mais de 600 kg de alimentos foram arrecadados.

 

Ainda sobre vacinação, as equipes da secretaria de Saúde, criaram um espaço na Arena Multiuso mais acolhedor, com música e muito carinho, além disso, é realizada a distribuição de sementes de girassóis que representam uma nova esperança nesse momento de muito angústia, tudo isso para criar um ambiente mais humanizado na aplicação das doses. “É importante promover espaços mais humanizados. Muitos das pessoas que chegam aqui, falam que a vacina da Covid-19 representa as gotas de esperança, e nada mais representativo do que o Girassol, que traz essa sensação de felicidade, esperança e renascimento”, destaca Silvania Joanello dos Santos, secretária da saúde.

 

Outras ações no enfretamento da doença são destaque, entre eles a abertura do Centro de Reabilitação da Covid-19, no espaço, pessoas que ficaram com alguma sequela da doença, possuem um acompanhamento de psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e médicos, que realizam o monitoramento de cada paciente.

 

No Centro de Triagem contra a Covid-19, mais de 16.600 pessoas foram atendidas, apenas no primeiro semestre do ano. No local, está disponível consulta com psicólogos para a população em geral, que de alguma maneira foram afetados com a doença, mas também para os profissionais que atuam no local.

 

Além da Covid-19

 

Apesar da luta no enfretamento à doença. A Saúde continua com as ações que fazem parte da rotina do órgão. Isso inclui a realização de outras campanhas de vacinação, contratação de mais profissionais da saúde, aquisição de insumos, entre outras medidas.

 

Alguns números demonstram o destaque da pasta durante o semestre. Foram realizados 61.544 atendimentos nas Estratégias de Saúde (ESFs). Entre os atendimentos com especialidades, realizados Policlínica Dr. Valmor Beduschi são 17.519 gasparenses beneficiados. Os exames laboratoriais também obtiveram destaque, cerca de 96.340 procedimentos realizados. O quantitativo de exames de imagens foi de 6. 550.

 

Alguns exames e consultas com especialistas tiveram a demanda reprimida durante o semestre, é o caso do exame de tomografia, que agora é realizado no Hospital de Gaspar, através de uma doação da empresa JBS. Com o novo equipamento e a demanda em dia, os procedimentos são marcado com um prazo máximo de 30 dias. Além disso, diariamente o Hospital de Gaspar, realiza no Centro de Imagens, pedidos de urgências, que são atendidos imediatamente.

 

As filas de espera por consultas em especialidades como alergo pediatria, endocrinologia, nutrição, urologia, ortopedia e pequenas cirurgias também tiveram a fila zerada, agora os exames são marcados dentro do prazo, que é de até 30 dias após encaminhamento realizado pelo médico da Unidade Básica do Bairro.

 

Com o objetivo de facilitar o acesso da população gasparenses a tratamentos odontológicos e promover a saúde bucal no município, a pasta ampliou o setor de Odontologia. Foram instalados mais três consultórios, nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) do Bairro Centro, e Margem Esquerda II, que irão dobrar a capacidade de atendimento nesses locais. No local, são realizados atendimentos clínicos, odontopediátricos e endodônticos. São mais de 120 atendimentos realizados por semana.

 

A secretária de Saúde destaca o trabalho realizado. “Em meio a tanto trabalho e uma pandemia, sabemos que chegamos até aqui com o compromisso de cuidar das pessoas. Todas as ações que realizamos, são todas em prol da nossa comunidade. Já derrubamos muitas barreiras, fizemos conquistas muito importantes nesse primeiro semestre, mas não vamos para de trabalhar. Queremos melhorar anda mais a qualidade do atendimento da saúde dos gasparenses”, finaliza, Silvania.