Educação segue com obras em ritmo acelerado
Aproveitando o período de recesso escolar, as obras e serviços em unidades de educação infantil e escolas da rede municipal de ensino seguem em ritmo acelerado. A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria Educação investe mais de R$ 2,8 milhões em obras em três unidades de ensino do município. São melhorias entre ampliação de espaços, reforma, manutenção de rede elétrica, esgoto, entre outras, todas as ações são voltadas para a melhoria da qualidade de ensino de mais de oito mil alunos da rede.
O Centro de desenvolvimento Infantil (CDI) Cachinhos de Ouro, está com obras de ampliação, são duas novas salas que irão ampliar o atendimento à comunidade. Além disso, obras como colocação de um novo piso, um refeitório moderno, bem como a padronização da pintura e telhado e substituição de uma nova rede elétrica também acontecem no local. Localizado no Bairro Figueira, atende cerca de 250 alunos, com idade de 0 a 6 anos.
As obras no CDI Vovó Leonilda segue em fase final, localizado no Bairro Santa Terezinha, a unidade atende cerca de 200 crianças de 0 a 4 anos. A obra prevê uma reforma geral, com ampliação em alguns espaços, com novos pisos, telhados e pintura. A obra é realizada pela empresa WDF Serviços Eireli e a previsão de entrega é para agosto de 2021.
Na EEB Olimpio Moretto, as obras de ampliação seguem conforme o cronograma. Serão entregues à comunidade mais quatro salas da aula, biblioteca e banheiros adaptados. Atualmente a escola possui ensino até o sétimo ano, com as reformas, a unidade atenderá o ensino fundamental completo, com aulas para turmas até o 9ª ano. A obra é executada pela empresa Empreiteira Mão de Obra VB LTDA, com um total investido de R$ 1.172.839,05. A previsão de entrega é para agosto.
Além disso, a prefeitura segue com a implantação de o Projeto Integrar, que tem como objetivo oferecer uma assistência mais ampla para crianças e adolescentes com Transtorno Espectro Autista – TEA. O serviço integrado vai permitir o acompanhamento e monitoramento de aproximadamente 113 crianças e adolescentes, que atualmente estão matriculados na rede municipal de ensino e possuem o transtorno. O espaço segue em preparação, com a licitação de móveis e locação de um novo espaço.
Para o prefeito Kleber Wan-Dall, as obras contribuirão para a formação dos alunos. “É através da educação que podemos promover um futuro melhor para nossos alunos. Essas obras vão proporcionar qualidade de vida e garantir uma educação de qualidade e melhores condições da estrutura das escolas de Gaspar é de grande importância, pois contribui para a boa formação e educação das nossas crianças”, conta.
Manutenção
Durante as duas semanas de recesso, a Secretaria de Educação realiza um mutirão de manutenção em todas as unidades de ensino da rede municipal. São realizados serviços de limpeza, pequenos reparos e dedetização.
O período também é propício para checar a integridade dos brinquedos usados pelas crianças nos espaços de recreação e nos parquinhos. É o caso de escorregadores e balanços. Para receber as crianças para o segundo semestre, eles estão sendo limpos e ganhando pintura nova.