Famílias do Gaspar Grande recebem títulos de propriedade

Na manhã desta última sexta-feira, dia 30, ocorreu a entrega do documento de titularidade aos moradores da Rua Otto Nuss, localizada no Bairro Gaspar Grande. A solenidade foi realizada no auditório da Prefeitura e contou com a presença dos moradores, representante da empresa regularizadora SC Pro e servidores municipais das secretarias envolvidas.

“É um marco para o Setor de Habitação. Entregamos estes títulos muito felizes em nome de toda a Prefeitura de Gaspar. É a primeira entrega de muitas que faremos pelos quatro cantos em Gaspar”, comentou Santiago Martin Navia, Diretor de Habitação. “Este é o primeiro passo. Mais de 40% das moradias, conforme o setor de Habitação, estão sem título regularizado na nossa cidade. Então o que se busca no momento, é regularizar todos estes lotes, com o Programa GeHab e garantir mais dignidade às famílias”, salienta Roberto Pereira, secretário de Gestão Administrativa.

A entrega destes documentos foi viabilizada por intermédio do Programa Lar Legal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina – TJSC e que no município é gerido pelo Programa GeHab, lançado em julho pela Prefeitura de Gaspar. O Dr. Renato Luís Benucci, responsável pelos trâmites cartorários destacou que “os instrumentos jurídicos existem, o que faltava era um fortalecimento de políticas públicas e que hoje existe no município. Parabenizo a todos os titulares e que apreciem os benefícios dessa conquista”.

Representantes destas famílias beneficiadas, receberam em mãos o documento oficial. Foi um momento marcante. “Aguardávamos por muitos anos e agora podemos dizer: É meu! Vai melhorar nossas vidas tanto para que consigamos um empréstimo para construção, como para vender, financiar, dentre outros recursos. Sem o documento as coisas não iam para frente, agora vai melhorar em tudo. Comentou o morador Márcio Goes.

O vice-prefeito Marcelo Brick reforçou a importância dessa ação. “A gente sabe da importância de ter este título com todos os conformes legais em mãos do proprietário. Agora, vocês têm este sentimento de propriedade efetivamente. É um direito digno e justo e que estas pessoas estão sendo agraciadas”, declarou.

O evento seguiu com todos os protocolos de prevenção ao coronavírus e medidas decretadas pelo estado. “É motivo de alegria ver todos vocês aqui hoje, representa o início de uma caminhada, pretendemos repetir este ato, muitas outras vezes. Como agente público, o sentimento é de realização e dever cumprido”, relata Jean Alexandre dos Santos, Secretário de Planejamento Territorial.

Em nome dos representantes do poder legislativo, esteve presente o vereador Junior Hostins que destacou que estes “serão os primeiros a estarem recebendo, mas já está se articulando entregas a comunidade da Rua Frei Canísio, por exemplo”.