Gaspar continua com as abordagens sociais durante o final de semana

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Assistência Social com apoio da Defesa Civil, informa que as abordagens sociais continuam nesta sexta-feira (30), sábado (31) e domingo (1º). O abrigo temporário, localizado no no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Maria Hendricks, no Bairro Sete de Setembro, também segue com atendimento, a partir das 20h. O serviço que já ocorre constantemente segue com reforço devido à onda de frio intenso que passou por Gaspar nos últimos dias.

Desde terça-feira, equipes já realizaram 30 abordagens e 20 pessoas em situação de rua foram acolhidas no abrigo temporário. Caso a população identifique pessoas com essa necessidade, podem acionar o telefone de plantão (47) 99993-4303.

No abrigo temporário, as pessoas recebem espaço adequado para uma noite fria, cobertores, comida, bebidas quentes, materiais de higiene e limpeza, além de chuveiros para realizar a higiene pessoal. No local, também há espaço para abrigar os animais, que eventualmente acompanham essas pessoas.

As equipes da abordagem social, distribuem alimentos, cobertores e máscaras para Covid-129, quando a pessoa recusa o acolhimento no abrigo. Além disso, são realizados encaminhamentos para os equipamentos sociais ofertados pelo Município, concedido transporte para os locais de origem e também prestado assistência com eventuais conduções para tratamentos em saúde. Também são repassadas informações sobre os cuidados em transitar pelas ruas e avenidas.

Recomendações e cuidados com o frio

Durante o período de frio intenso, a Defesa Civil recomenda atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

A Defesa Civil também adverte aos agricultores para a tomada de medidas preventivas com a geada. Nas rodovias, o alerta é para o tráfego em áreas serranas, porque há risco de gelo na pista. Evite acelerar e desacelerar bruscamente mantenha uma distância segura do carro a sua frente e tente antecipar a necessidade de parar o carro para evitar usar os freios.