Em operação contra o frio, Assistência Social acolhe 48 pessoas

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Assistência Social acolheu 48 pessoas que buscavam abrigo contra o frio intenso nos últimos dias. Ao todo, as equipes especializadas realizaram, nesse período, mais de 70 atendimentos de abordagens, assistência e acolhimento de pessoas em situação de rua nos 21 bairros do município.

Desde o anúncio da onda de frio intenso, foi iniciado um reforço das equipes para ampliar esse atendimento emergencial. As abordagens especializadas são realizadas logo com o cair da noite, porém, com o aviso de queda de temperaturas, as equipes trabalharam em três turnos, de manhã, tarde e à noite. Foram 50 pessoas envolvidas, entre servidores, voluntários entre outras se revezando no serviço.

O secretário da pasta, Salésio da Conceição, agradece o trabalho em equipe. “Gostaria de destacar o trabalho em conjunto de todas as secretarias e Defesa Civil. Essa mobilização vem sendo intensificada desde o inicio da semana passada, por conta das baixas temperaturas, trabalhamos praticamente 24 horas por dia. Temos uma equipe dedicada em campo, acolhendo as pessoas que aceitam o nosso atendimento, e promovendo um pouco de dignidade nesses dias difíceis”, conta.

No abrigo temporário, as pessoas em situação de rua, receberam espaço adequado para uma noite fria, cobertores, comida, bebidas quentes, materiais de higiene e limpeza, além de chuveiros para realizar a higiene pessoal. No local, também há espaço para abrigar os animais, que eventualmente às acompanham.

As equipes da abordagem social distribuem alimentos, cobertores e máscaras para Covid-129, quando a pessoa recusa o acolhimento no abrigo. Além disso, são realizados encaminhamentos para os equipamentos sociais ofertados pelo Município, concedido transporte para os locais de origem e também prestado assistência com eventuais conduções para tratamentos em saúde. Também são repassadas informações sobre os cuidados em transitar pelas ruas e avenidas.

A abordagem social conta com uma equipe multidisciplinar, composta por Assistentes Sociais, psicólogos, Educadores Sociais e agentes da Defesa Civil, que atuam identificando as demandas que possibilitam as pessoas em situação de rua uma reinserção familiar e social.

Campanha de Agasalho

A Secretaria de Assistência Social segue com a Campanha do Agasalho 2021. O objetivo da ação é arrecadar a maior quantidade de peças de inverso, como casacos, calças, meias, toucas, cobertores, entre outros, em bom estado de conservação e uso, para destinar às entidades parceiras do município, que farão os encaminhamentos. As arrecadações ocorrem até o dia 31 de agosto.

As doações podem ser realizadas em um dos doze pontos de arrecadação espalhados por Gaspar. Após o período, os servidores farão recolhimento e triagem das peças arrecadas. Por conta da pandemia, as peças ficarão em “quarentena”, para que em seguida, possam ser manuseadas e encaminhadas com segurança.

Para conhecer os pontos de arrecadação, acesse o link: https://www.gaspar.sc.gov.br/noticias/index/ver/codMapaItem/20033/codNoticia/684370