Prefeitura de Gaspar inicia mutirão de melhoria de iluminação pública

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos inicia nesta segunda-feira, dia 9 de agosto, uma força tarefa para melhoria da iluminação pública de 20 ruas da cidade. As luminárias serão substituídas por lâmpadas de LED como objetivo de garantir ainda mais segurança para os moradores e economia para o Município. Os trabalho começam pela Rua Itajaí, no Bairro Sete de Setembro.

Serão contempladas:

• Bairro Sete de Setembro: Rua Itajaí e na Rodovia Dep. Francisco Mastella,;
  • Bairro Santa Terezinha: Rua Frei Godofredo e Rua Barão do Rio Branco;
  • Bairro Gasparinho: Rua Leopoldo Alberto Schramm e Rua Frei Solano;
  • Bairro Gaspar Mirim: Fernando Krauss e Rua Rodolfo Vieira Pamplona;
  • Bairro Gaspar Grande: José Anastácio da Silva;
  • Bairro Barracão: Rua Manoel Fernandes da Silva, Maria Rosalina Lana e Kennedy;
  • Bairro Margem Esquerda: Rua Pedro Simon, Rua Hercílio Fides Zimmermann e Rua Luiz Franzói;
  • Bairro Coloninha: Rua Paulo Evaldo Gaertner e Rua Dr. Nereu Ramos;
  • Bairro Poço Grande: Trecho da Rodovia Jorge Lacerda;
  • Bairros Figueira/Bela Vista: Rua Anfilóquio Nunes Pires; e
  • Distrito do Belchior: Rua Bonifácio Haendchen.

O investimento é de cerca de R$3 milhões aprovados pela Câmara de Vereadores de Gaspar. Parte do recurso do Programa Avança Gaspar via Programa Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA) será destinado para a manutenção e melhoria da iluminação pública. Várias melhorias neste sentido, como implantação de luminárias de LED, já puderam ser realizadas.

As atuais luminárias das vias devem ser substituídas por novas, com tecnologia em LED. Bem como a troca dos demais componentes do sistema. “As novas luminárias trarão muitos benefícios à comunidade, são mais econômicas, a manutenção é quase nula se comparado aos modelos antigos e tem um raio de luminosidade maior”, comenta o secretário de Obras, Luis Carlos Spengler Filho. A economia de custeio é estimada em aproximadamente R$9 mil por mês.

O prefeito Kleber Wan-Dall reforça que o recurso aprovado pelos vereadores fará grande diferença. “Esses R$ 3 milhões serão utilizados na aquisição dos equipamentos enquanto a nossa equipe aguerrida da Secretaria de Obras fará a instalação. Esse é um benefício importante para a população, além de garantir economia, as lâmpadas de LED iluminam mais e resultam em mais segurança e conforto para as pessoas”, salienta.