Gaspar retoma com o programa ‘Defesa Civil na Escola’

Nesta terça-feira, dia 10, os alunos do quarto ano da EEB Norma Mônica Sabel, contarão com uma disciplina mais que especial neste semestre. Isso porque, foi retomado o programa “Defesa Civil na Escola”. O projeto é realizado pela Prefeitura de Gaspar, por meio da Superintendência de Defesa Civil. O objetivo do projeto é capacitar os estudantes sobre assuntos de prevenção e proteção civil.

Até outubro de 2021, o projeto pretende atender todas as turmas do quarto ano da rede municipal de ensino, dos períodos matutinos e vespertinos. A proposta de trabalhar com essa turma é em função da idade do aluno, que geralmente possui um interesse maior para descobrir conceitos novos e de repassar para os pais, familiares e toda comunidade, sendo propriamente um agente de prevenção.

Dividido em três eixos de atuação: educação com estudantes, plano de emergência e gestão de abrigos. Além de aprender sobre prevenção, os estudantes também participarão de ações de preparação para situações emergenciais, formação de brigada de incêndio, elaboração do plano de emergência, planejamento de ações, coordenação e gestão de abrigo no município.

A superintendente de Defesa Civil, Ana Janaina Medeiros de Souza, conta que essa é uma grande oportunidade para o aluno. “Conseguimos proporcionar para os alunos resiliência, principalmente quando eles estão cientes de situações de desastres. Para que quando houver algum desastre, eles consigam se sentir tranquilos nessas situações de crise”, explica.